Binário da Avenida Roque Vernalha e rua Ildefonso começou a funcionar hoje (18)


Por Redação JB Litoral Publicado 18/02/2015 às 16h18 Atualizado 14/02/2024 às 06h06

A partir desta quarta-feira (18), Paranaguá conta com mais um binário para tentar desafogar o trânsito da cidade.

A Prefeitura de Paranaguá aposta no sistema de ruas com mão única para diminuir congestionamentos e lançou este segundo binário que compreende o perímetro formado pelas ruas Avenida Roque Vernalha e Ildefonso Munhoz da Rocha.

O binário, sistema que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas.

E a Avenida Roque Vernalha é uma das mais movimentadas mesmo. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), há uma média de 416 veículos trafegando em horários normais e esse número pula para 715 veículos nos horários de pico. E a tendência é só aumentar, já que há uma média de 270 veículos sendo licenciados, em Paranaguá, a cada mês.

Agora esse número deve cair, pois o objetivo é fazer com que o fluxo de uma das direções seja desviado para a rua Ildefonso Munhoz da Rocha que, agora, torna-se preferencial.

Com esta mudança, nós queremos garantir a segurança da população. O começo será um pouco difícil, mas é importante lembrar que o trabalho da administração pública é de atender o coletivo, à comunidade”, destacou o prefeito Edison Kersten.

Ponto de ônibus 

Os cidadãos que usam os pontos de ônibus no perímetro do binário devem ficar atentos para algumas mudanças que, aliás, só poderiam acontecer após a implantação do sistema conforme esclarece o secretário Municipal de Segurança, Cícero Fernandes.

As alterações serão divulgadas, assim como solicita-se que os usuários do transporte público, que porventura passem por dificuldades do ônibus não parar no ponto de ônibus, que avise à Demutran pelo telefone 3420-6165 para que as correções sejam efetuadas.É um momento de transição, de mudança, e acredito que em poucos dias, todos os usuários estarão acostumados. Neste primeiro momento é preciso ter cautela. Queremos garantir maior fluidez no trânsito, além da segurança de todos”, garantiu Cícero Fernandes. 

De acordo com o secretário, os guardas municipais permanecerão nos locais de mudança, orientando os motoristas.

Outra mudança anunciada pelo secretário, é que dentro de 15 dias, o semáforo localizado entre as ruas Roque Vernalha e Manoel Correia será retirado para ser instalado entre as ruas Ildefonso e Manoel Correia.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…