Binário entre a avenida Roque Vernalha e a Ildefonso Munhoz da Rocha começa a funcionar na quarta-feira (18)


Por Redação JB Litoral Publicado 14/02/2015 às 12h13 Atualizado 14/02/2024 às 05h58

Começa a funcionar, na próxima quarta-feira (18), o segundo sistema binário de Paranaguá, envolvendo a avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha e a Rua Ildefonso Munhoz da Rocha. A confirmação da data foi feita pelo secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, após definir o projeto com o prefeito Edison Kersten.

Com o novo binário, o trânsito deve passar pelas seguintes mudanças: a Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha passa a ter sentido único direção bairro-centro no trecho entre a trincheira com BR-277 até a Avenida Coronel Elisio Pereira. Já a Ildefonso passa a ter sentido único centro-bairro entre a Coronel Elysio Pereira até a BR-277.

O prefeito Edison Kersten explica que o primeiro binário, entre a Coronel Elysio Pereira e a rua Manoel Corrêa, implantado há um ano, teve aceitação da população e que a decisão de implantar o segundo se dá após verificar o aumento do congestionamento na avenida prefeito Dr. Roque Vernalha.

 Precisamos desafogar o fluxo da Roque Vernalha, que está sobrecarregada. A questão da mobilidade é prioridade em nossa gestão”, afirmou. “Além disso, as regiões que recebem o binário são dotadas de obras e melhorias diversas feitas pela Secretaria Municipal de Obras”, explica o prefeito.

É o caso da Rua Ildefonso Munhoz da Rocha, que foi repavimentada no ano passado e que está sendo alargada com o objetivo de criar um recuo para estacionamento. Segundo explica o secretário municipal de Obras, José Juarez Amates, “as vias passaram por mudanças de status – algumas passando de coletora para arterial – o que permite a realização das obras de acordo com o Plano Diretor do município”. No ano passado, a Avenida Roque Vernalha também foi repavimentada.

O Demutran, por meio da Divisão de Sinalização, está realizando a adequação da sinalização horizontal e vertical no novo sistema binário e 60 Guardas Municipais auxiliarão o trânsito no local.

Mais detalhes sobre o Sistema Binário “Avenida Dr. Prefeito Roque Vernalha – Ildefonso Munhoz da Rocha – Samuel Pires de Melo” podem ser obtidos acessando online o decreto nº 2.255 no site da Prefeitura (no menu Trasparência, Leis Municipais) no endereço http://www.paranagua.pr.gov.br.

Segunda etapa

Segundo explica o secretário de Segurança, Cícero Alves Fernandes, neste momento não haverá mudanças de sentido na avenida Roque Vernalha no trecho após o viaduto Manfredo Cominese (sentido bairro). Este trecho passará por mudanças quando entrar a operação a segunda etapa do Binário, envolvendo, também, a rua Samuel Pires de Mello. “Temos detalhes técnicos e operacionais a fazer antes de implantar essa etapa, que fica para implantação posterior, ainda sem data definida”, disse.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…