Biometria reduz eleitores em Paranaguá
Nicola alerta aos mesários para comparecer ao Cartório Eleitoral
Após o encerramento da biometria, no último dia 04 de maio, Paranaguá viu reduzir o número de eleitores em relação às eleições de 2014. Tal constatação, evidentemente, alterou também o montante de pessoas aptas ao voto nas duas zonas do município, a 05 e a 158.
O processo biométrico, que visa reconhecer os eleitores por meio das impressões digitais e evitar fraudes no momento da votação, teve início em Paranaguá, no dia 22 de junho do ano passado. Previsto para terminar em 22 de dezembro do mesmo ano, o procedimento foi estendido por mais alguns meses, vindo a se encerrar em 04 de maio, exatamente 150 dias antes da eleição, como prevê o cronograma eleitoral expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de ter o maior número de eleitores do litoral, Paranaguá viu reduzir o número de votantes em relação a 2014. Naquele ano, estavam aptos ao voto 102.562 pessoas. O montante é um pouco mais alto em relação aos votantes do pleito municipal de 2012, que somava 101. 047 pessoas. Para 2016, segundo dados atualizados, 92. 396 pessoas vão participar do processo que escolherá o novo prefeito e a bancada de vereadores, que agora subiu para 19 parlamentares.
A redução nos números é atribuída, de acordo com o Cartório Eleitoral de Paranaguá, à ausência ao processo biométrico, como também em virtude de falecimentos e transferências de domicílios eleitorais. Em contrapartida, apesar da regressão, Paranaguá ganhou novos eleitores, que compreendem aqueles com idade entre 16 e 18 anos, os que regularizaram sua situação eleitoral entre novembro de 2014 e maio deste ano e as transferências para as duas zonas eleitorais do município.
Redução nas zonas e mesários
Segundo Marcos Nicola, Analista Judiciário do Cartório Eleitoral de Paranaguá, atualmente, somando as duas zonas eleitorais, Paranaguá possui 45 seções que estão distribuídas em 301 locais de votação. Com os números atualizados no último 12 de maio, 46.002 eleitores irão depositar o voto na zona 05, já na zona 158 serão 46. 394 eleitores.
Nicola também chama a atenção dos mesários que irão atuar no pleito municipal de 2016. Segundo o analista judiciário, 1.204 pessoas foram chamadas para trabalhar nas mesas receptoras da eleição, porém, até o momento, cerca de 170 convocados ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral. “Na carta de convocação, foi expressa a obrigatoriedade do comparecimento. Esperamos que os que ainda não vieram, procurem o Cartório Eleitoral, até porque iremos treiná-los de forma progressiva a fim de que estejam aptos para atuar no dia da votação”, explicou.
Em 2016, a eleição elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.561 municípios brasileiros. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, há a possibilidade de realização de segundo turno, desde que o candidato vencedor no primeiro turno não ultrapasse a quantia de 50% dos votos válidos.