Bombeiros se formam em curso de operadores de embarcação de resgate


Por Redação JB Litoral Publicado 17/12/2015 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h22

Com o objetivo de capacitar os bombeiros militares do 8.° GB que desempenharão atividades como condutores de Bote Inflável de Salvamento (BIS) e Moto Aquática de Salvamento (MAS), durante a Operação Verão, a qual que se inicia ainda este mês, foi realizada, entre os dias 7 e 11 de dezembro, a Capacitação de Operador de Embarcação de Resgate.

As aulas foram sediadas na Base Náutica de Busca e Salvamento 3.°Sargento Octavio Adolfo Brocco, na cidade de Guaratuba, e somaram um total de 12 horas/aula de teoria e 32 horas/aula de atividades prática, incluindo operação noturna. Participaram do treinamento doze militares-alunos e quatro instrutores, oficiais e praças, especialistas no assunto, todos provenientes da unidade do litoral. Os requisitos básicos exigidos dos participantes foram os de ser guarda-vidas e de possuir Curso de Condutor de Embarcação Pública.[tabelas]Ao fim dos trabalhos, todos os alunos tornaram-se capacitados não apenas a conduzir, mas a operar embarcações de resgate em situações adversas, realizar o resgate, retirar as embarcações do mar e fazer as manutenções básicas, com vistas a deixá-las em totais condições para a próxima operação. Tudo isso foi possível em virtude de que, além de toda a ênfase dada aos processos práticos de abordagem e resgates em si, também, houve uma variada gama de exercícios envolvendo manutenção e segurança.

Com a formação desta turma, o 8.° Grupamento de Bombeiros – Litoral passará a contar com 31 Operadores de Embarcação de Resgate a partir do dia 24 de dezembro, garantindo mais segurança para os usuários das praias paranaenses.