CAB apresenta relatório anual de qualidade da água


Por Redação JB Litoral Publicado 13/03/2014 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 01h34

Os clientes da CAB Águas de Paranaguá estão em suas residências, durante este mês, o Relatório Anual de Qualidade de Água 2013. O material segue determinação do Decreto Federal nº 5.440, de 4/5/2005, que estabelece instrumentos para divulgação de informações ao consumidor sobre a qualidade da água fornecida para consumo humano. A distribuição ocorrerá durante a leitura do consumo e será realizada pelos agentes comerciais da CAB. De acordo com Sérgio Bovo, gerente-geral da CAB Águas de Paranaguá, a concessionária controla a qualidade da água em todos os sistemas de abastecimento, desde os mananciais até os cavaletes dos imóveis, por meio de coletas sistêmicas de amostras e realização de ensaios laboratoriais. “A divulgação desse relatório de qualidade é importante porque dá ainda mais transparência ao trabalho realizado pela CAB e estreita a relação com nossos clientes”, diz.

Qualidade – Para atingir a qualidade dos serviços, a CAB vem investindo constantemente em novas tecnologias. Os sistemas de tratamento de água e esgoto são completamente informatizados. A Estação de Tratamento de Água Colônia, por exemplo, é equipada com moderna tecnologia para verificação on-line, à distância, da qualidade da água bruta, tratada e distribuída, além do controle de produtos químicos utilizados no tratamento da água distribuída. Por meio de sensores e sondas, são verificados os diversos parâmetros de qualidade da água que chega às torneiras da população. O laboratório realiza mais de 9.000 análises mensais, que atestam a qualidade da água rigorosamente dentro das normas do Ministério da Saúde e Conama. A comunidade é a maior beneficiada, pois o alto desempenho operacional garante a qualidade do produto final.