25 de mai de 2024

CAB trabalha na melhoria do sistema de abastecimento


Por Redação JB Litoral Publicado 08/04/2015 Atualizado 14/02/2024
NULL

Preocupada em atender cada vez melhor a comunidade com os serviços de abastecimento de água, a CAB está modernizando o sistema de distribuição do município, com a implantação de um projeto de Setorização de Redes. O projeto consiste na divisão da cidade por setores, para que haja o melhor acompanhamento, controle e solução de situações relacionadas ao abastecimento. 

O projeto exige tecnologia, muito conhecimento, e grandes investimentos. Uma equipe formada por engenheiros, especialistas em topografia e saneamento, trabalharam durante meses para desenvolver estudos necessários para a solução dos principais problemas de abastecimento que atingiam a comunidade.

Por fim, foram definidas como principais ações do projeto, primeiramente a divisão da cidade por setores e depois a uniformização da quantidade e pressão de água distribuída para os imóveis. Como resultado imediato, houve melhorarias nas manutenções das redes, tornando o desabastecimento específico por bairros e não na cidade toda, e ainda diminuiu e tornou possível controlar os vazamentos, ao longo dos 600 km de rede distribuídos pela cidade.

Quantidade e pressão

A quantidade adequada de água e a pressão suficiente para abastecer os imóveis são pontos importantes dentro do projeto. Antes, alguns moradores recebiam muita água e para outros faltava, devido a baixa pressão. Com a setorização, a tendência é equilibrar a distribuição e pressão, de modo que todos recebam água de forma uniforme.

Manutenções

A setorização permite que o trabalho de manutenções de rede seja realizado de maneira direcionada, sem que afete o abastecimento geral da cidade. Por exemplo, antes quando havia um vazamento, ele demandava o fechamento dos registros de água do município todo para realizar a manutenção. Agora, apenas a região em que o vazamento está presente será bloqueada, através do fechamento dos registros instalados nos setores. Desta forma os moradores dos demais bairros não serão afetados com o desabastecimento.

Vazamentos

O projeto de Setorização de Redes contribui também com a diminuição dos vazamentos de água. Com a pressão regular, as chances de rompimento de tubulação são menores. As pressões da rede geralmente ocasionavam rupturas e vazamentos aparentes. Com menos vazamentos, há menos perdas de água tratada e assim menos desperdícios. Em média, no Brasil, as concessionárias de saneamento possuem índices de perdas acima dos 40%. Em Paranaguá, a estimativa segue abaixo da média nacional, demonstrando eficácia no projeto de setorização.