Câmara cobra Sanepar por serviços prestados em Morretes


Por Redação JB Litoral Publicado 28/08/2016 às 14h52 Atualizado 14/02/2024 às 15h46

Vereador questiona abertamente Sanepar no plenário. Foto: JB
 

No início deste mês, já no reinício dos trabalhados da Câmara Municipal de Morretes, o Vereador Lucídio Lopes de Araujo Netto (PRB) protocolou duas indicações questionando abertamente os serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no abastecimento de água e nos serviços de esgoto no município. O vereador ainda pede a intermediação do Prefeito Hélder Teófilo dos Santos (PSDB) para que cobre a empresa de saneamento em prol da população morretense.

A Indicação Nº 134/2016, já protocolada e lida em plenário, tem como objetivo reiterar outra indicação já protocolada sob o número 95, no ano de 2014, demonstrando que o problema com a Sanepar persiste em Morretes a cerca de dois anos. A questão central exposta pelos documentos é o pedido à Sanepar para que, em regime de urgência realize a implantação da rede de esgoto dos moradores do loteamento Margem de Ferro (Rio do Pinto).

A indicação pede um serviço básico que deve ser garantido pela Sanepar, atendendo inclusive abaixo assinado realizado desde 2014 pelos moradores da localidade morretense, solicitando que o esgoto seja instalado inclusive em regime de urgência.  Outro documento legal, protocolado sob o número 135/2016, também do Vereador Lucídio Netto, pede para que o Prefeito Hélder Teófilo dos Santos solicite à Sanepar uma sondagem no cruzamento das Ruas Marcos Malucelli com América do Norte, no Conjunto Portal das Américas, “a fim de detectar o problema que impede o escoamento da água pluvial”, ressalta o legislador.

As indicações expõem um claro problema nos serviços prestados pela Sanepar no município, inclusive reconhecido pela população morretense. Por serem indicações, seguindo Regimento Interno, não há um prazo legal para que a Sanepar e a gestão do Prefeito Hélder se posicionem sobre o caso.