Caminhão tomba após ser atingido por trem na Santa Rita


Por Redação JB Litoral Publicado 01/03/2016 às 09h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h33

Um caminhão-tanque e um trem colidiram, na manhã de terça-feira, dia 1.º, na Avenida Coronel Santa Rita, Bairro Industrial, em Paranaguá. Após a batida, o caminhão tombou sobre a linha férrea e parte da carga de óleo vegetal vazou.

De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, por volta das 08h30 o caminhão-tanque com placas do município de Irati, ao trafegar pela Avenida Coronel Santa Rita, transportando 31 mil litros de óleo vegetal colidiu com a locomotiva da empresa Rumo/ALL que conduzia 17 vagões carregados, causando transtorno e a interdição do fluxo de veículos logo após o horário do ocorrido.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, IAP, secretarias municipais de Obras Públicas e Meio Ambiente se deslocaram ao local para averiguar o fato, onde foi constatada lesão moderada ao condutor do caminhão, que foi atendido pelo SAMU, porém recusou encaminhamento para maiores cuidados médicos.

As equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal utilizaram maquinário para montagem de barreiras de contenção com uso de terra que impediram a contaminação do curso d’ água localizado próxima da área de colisão, sendo efetuado posterior monitoramento do possível encaminhamento de resíduo à baía de Paranaguá, mas nada foi constatado até o início da noite.

A carga de propriedade da empresa Louis Dreyfus vinha do município de Ponta Grossa com destino ao nosso município, onde seria descarregado no terminal 2 da empresa Cattalini. Até as 18h00, as equipes envolvidas no sinistro permaneciam no local acompanhando o transbordo do óleo do caminhão tombado para outro caminhão para que o guindaste pudesse então ajudar na remoção do veículo que permanecia tombado.

O serviço seguira ainda no período noturno, sendo posteriormente subtraído o total de resíduo recolhido do chão e do tanque danificado do total que foi carregado no tanque do caminhão antes do sinistro, para que se possa conhecer a dimensão do despejo.

Segundo a coordenadora de Defesa Civil de Paranaguá e secretária municipal de Segurança, Regina Sayuri Nakamori, a Defesa Civil Municipal iria continuar prestando apoio às operações que ocorrerem no local.