Campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva bovina vai até o dia 20


Por Redação JB Litoral Publicado 10/11/2014 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 03h51

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de Paranaguá, iniciou, na semana passada, a campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva bovina em bovinos e bubalinos (búfalos). De acordo com o médico veterinário da Semapa, Eric Mariano Souza, Paranaguá tem cerca de 1.000 cabeças de gado que precisam ser imunizadas, a maior parte nas colônias agrícolas do município.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa é de responsabilidade do Governo do Estado, que fornece as doses da vacina. Ela é realizada nos meses de maio e novembro. A Semapa, segundo explica Eric, fornece os profissionais envolvidos na operação. “Vale ressaltar que a campanha do Estado fornece as vacinas para febre aftosa. A Semapa está oferecendo, também, a vacina contra raiva bovina aos criadores da cidade”, salientou.

A campanha de vacinação vai de 1º a 20 de novembro, com possibilidade de extensão até o final do mês. O criador que não imunizar o seu rebanho será penalizado com multa multiplicada pelo número de cabeças não vacinadas.

Um veterinário da Semana e um técnico da SEAB (Secretaria de Estado de Abastecimento) coordenam as atividades na região. Os criadores recebem o comprovante de rebanho livre de aftosa e raiva após a imunização.