Carnaval não acontecerá em Morretes; Paranaguá, Guaratuba e Antonina também cancelaram as festividades oficiais


Por Gabriel Santos Publicado 21/01/2022 às 12h12 Atualizado 17/02/2024 às 00h14
Três municípios do Litoral cancelaram as festividades. (Foto: Arquivo/ JB Litoral)

Morretes é mais uma cidade a cancelar as festividades oficias do Carnaval em 2022. A decisão foi divulgada no Decreto nº 301, de 14 de janeiro de 2022, a causa do cancelamento tem ligação com o aumento dos casos de pessoas infectadas por Covid-19, aliado a circulação da nova cepa da gripe, a H3N2.

Para frequentar casas noturnas, apresentações culturais, shows, eventos sociais e congressos, a deliberação também obriga a população, acima de 12 anos, comprovar a vacinação, quem não tiver o documento comprobatório, precisa ter em mãos o teste RTPCR negativo. A medida também vale às festas particulares realizadas em chácaras da região.

A prefeitura de Morretes explica que a suspensão foi pensada para frear o contágio, facilitado em eventos de grande porte. “Houve uma “explosão” de casos confirmados de Covid-19 em Morretes, fato agravado com a descoberta de novas variantes e retorno da gripe Influenza e suas cepas. A realização de festividades de carnaval possui um enorme potencial de agravar ainda mais esta situação”, diz em nota. 

Reportado pelo JB Litoral, na edição impressa de 17 a 23 de janeiro, o munícipio presenciou o número pacientes contaminados pelo vírus subir. Algumas medidas vêm sendo implantadas para controlar o avanço da nova de onda de coronavírus, principalmente, no esquema vacinal. A Secretaria de Saúde começou a vacinar, na quinta-feira (20), as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades no pátio da prefeitura.

Sem festas

As cidades de Paranaguá, Guaratuba e Antonina confirmaram que não irão realizar as festividades públicas do Carnaval. Guaraqueçaba, segundo a prefeita, Lilian Ramos (PSC), a partir dos dados epidemiológicos e o parecer da equipe técnica, o Carnaval será suspenso no município.

Veja o decreto na íntegra, clicando aqui.