Carnaval capelista atrai público de diferentes regiões; tem folião representando a Argentina


Por Cleverson Teixeira Publicado 19/02/2023 às 17h41 Atualizado 18/02/2024 às 05h14

Até a terça-feira do dia 21, muita folia será registrada em vários cantos do Brasil. Em Antonina – Litoral do Paraná, não pode ser diferente. Além de atrair públicos de cidades próximas, como Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba e praias, muitos turistas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e até mesmo de países vizinhos escolheram o município capelista para curtir o Carnaval.

Um grupo de amigos de São José dos Pinhais, que fica a cerca de 76 quilômetros de Antonina, chegou a fretar um veículo para desfilar em um dos Blocos Folclóricos da cidade. Nem as constantes interdições das rodovias desanimaram os foliões.

Janaina Tatiane da Luz contou que é a primeira vez que curte o Carnaval na região litorânea. Segundo ela – apesar do mau tempo – o bate e volta valerá a pena. “Viemos de van para cá. Trouxemos uma galera. Vamos curtir muito, agitar muito Antonina. A gente volta três horas da manhã. Vamos desfilar no Boi do Norte. Eu estou achando a cidade maravilhosa”, afirmou.  

Janaina (1ª da esquerda); Jaime (3º da esquerda)

“O segredo é se divertir”

Outro folião – o qual encarou a estrada e que faz parte do mesmo grupo de Janaina –  é Jaime Igor da Costa. Também novato no Carnaval antoninense, ele disse que o segredo para se ter uma festa saudável é apenas se divertir.

“É a primeira vez na cidade. Viemos curtir o Carnaval daqui, que é tradicional. Vim aproveitar com a galera. A gente é de São José dos Pinhais. E vamos curtir o ‘Carnavalzão’, que é da hora. Mesmo debaixo de chuva, a gente vai fazer acontecer. O importante é a felicidade do povo. Bora para cima”, finalizou.

Além dos São-Joseenses, o argentino Andrés também escolheu a pacata cidade para aproveitar a grande festa popular. Ele, que é apaixonado pelo povo brasileiro, relatou que amou a pequena cidade capelista.

“A vida passa depressa. Quando se vê, tudo já se foi. Temos que aproveitar, sempre. Os brasileiros são maravilhosos. É a minha primeira vez aqui. Estou encantado”, complementou o turista, o qual estava acompanhado do seu noivo, Jorge.

Andrés (à direita); Jorge (à esquerda)

Turismo e Cultura

O Carnaval de Antonina, conforme a organização do evento, contará com cerca de 50 mil pessoas até o último dia de folia. O secretário de Turismo e Cultura da cidade, Thiago Afonso de Souza, afirmou que é preciso um trabalho em conjunto para fazer a alegria do pessoal.

“Associação das Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos e Folclóricos de Antonina (AESBA) ajuda na organização. É um evento difícil, não é fácil puxar o Carnaval, mas com o apoio de todos os antoninenses, fica mais tranquilo”, explicou.

Ainda conforme Souza, a característica do antoninense é o que resume o sucesso do Carnaval da região. “A paixão de Antonina é o Carnaval. É um evento histórico e cultural, com um povo animado. Não é à toa que é considerado o Carnaval mais popular do Sul do Brasil”.

Ele também fez um convite para aqueles que ainda não sabem onde vão passar os próximos dias. “Venha para Antonina. Aqui é um Carnaval família. Aqui tem segurança. O povo capelista sabe receber muito bem os turistas. Ainda tem muito festa”, finalizou o secretário.