“Carnaval fora de época” movimenta Paranaguá neste final de semana


Por Redação JB Litoral Publicado 01/12/2016 às 15h50 Atualizado 14/02/2024 às 17h13

Antonio Maninho Barbosa Christiano Maia e Júlio César Mariano durante coletiva de imprensa

Está tudo pronto para a realização do “Carnaval fora de época” de Paranaguá, que será realizado no próximo sábado (dia 3), na avenida Maximiano da Fonseca, no Centro Histórico. Serão sete escolas de samba desfilando: Filhos do Cartola, Leão da Estradinha, Unidos da Ponta do Caju, Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, Filhos da Gaviões, Acadêmicos do Litoral e União da Ilha.

As agremiações poderão entrar na Avenida do Samba com foliões com camisetas, bateria, apresentar samba de enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira e 1 ala com fantasias. Durante o desfile haverá o Grito do Carnaval de 2017, com apresentação dos enredos à população, e ainda a escolha do Cortejo Real, com Rei Momo, Rainha do Carnaval e princesas. A estrutura de arquibancadas já foi montada no local do evento. 

Na manhã desta quinta-feira (1.º) ocorreu coletiva de imprensa, na sede da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), para dar mais detalhes sobre o “Carnaval fora de época”. O evento teve a presença do presidente do órgão, Christiano Maia Aichinger, do presidente da Associação das Escolas de Samba (AESP), Júlio César Mariano, e do superintendente de Comunicação, Antonio Maninho Barbosa, além de profissionais da imprensa local e membros das agremiações. 

Cristiano Maia lembrou que a realização do desfile ocorre por orientação do Tribunal de Contas, tendo em vista que o repasse dos recursos financeiros foram repassados às escolas de samba e os desfiles não ocorreram por conta da epidemia de dengue que assolou a cidade no início do ano. 

O prefeito Edison Kersten destaca a importância da realização do evento. “O Carnaval fora de época é muito positivo para nossa cidade, pois movimenta o nosso comércio, gera empregos temporários e uma divulgação positiva da nossa cidade. Assim estamos mantendo o Carnaval de Paranaguá, que é bastante tradicional, e ocorre há 63 anos. É uma forma de respeitarmos às centenas de pessoas que compõem as escolas de samba. Convidamos a todos para participar desta festa”, destacou o prefeito.

O repasse dos recursos foi feito em 23 de dezembro de 2015, fato inédito para as escolas de samba, que tiveram tempo suficiente para ir a São Paulo comprar tecidos, acessórios e as alegorias necessárias para a realização dos desfiles, previstos para ocorrerem em dezembro.

“O dinheiro foi gasto em material. O desfile do Carnaval ocorre há 63 anos na cidade e todo mundo trabalha de forma voluntária, por amor. Estão sendo realizadas críticas pela realização deste evento, mas é importante respeitar esse pessoal, que esbanja amor pelo Carnaval de Paranaguá”, destacou o presidente da Fumtur. 

O presidente da AESP, Júlio César Mariano, agradeceu ao prefeito Edison Kersten, “que nestes três anos melhorou a estrutura do Carnaval”. O dirigente afirmou que todas as agremiações estão bastante empenhadas em realizar os desfiles e que também já se preparam para o Carnaval de 2017.

Fonte: ASCOM PMP