Carreatas marcaram o Dia Internacional do Autismo em Paranaguá e Matinhos
Duas carreatas celebraram o Dia Internacional do Autismo, que aconteceu no último sábado (2), em Paranaguá e Matinhos. As ações de conscientização levaram até a população a importância em discutir mais sobre o transtorno.
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data serve como um lembrete para as atividades do Abril Azul – mês voltado a promover iniciativas educativas. Em Paranaguá, o percurso começou no Aeroparque e terminou no complexo esportivo da Arena Albertina Salmon.
O evento encerrou a Semana de Conscientização do Autismo promovido pelas secretarias de Gabinete Institucional (SMIG) e de Educação (SEMEDI). Entre os dias 28 de março e 2 abril, exposições artísticas, oficinas e conversas ocorreram a respeito do tema.
Para a secretária da SEMEDI, Tenile Xavier, a ação fechou com chave de ouro as atividades de conscientização. “A carreata foi uma maneira muito bonita de encerrar a semana do autismo, com a participação dos profissionais, familiares e todos aqueles que abraçaram a causa durante toda a semana. Nossa intenção foi trabalhar a conscientização de que as pessoas autistas merecem respeito e devem estar inseridas em todos os espaços”, encerrou a secretária de Educação, Tenile Xavier.
Enquanto em Matinhos, a carreata foi organizada por meio do grupo União das Famílias pelo Autismo (UFA), mas contou com o apoio da prefeitura do município. Ao todo, mais de 60 veículos participaram do trajeto que iniciou na Avenida Paranaguá.
Segundo uma das participantes da UFA, Karolinny Buquera, a organização ainda prepara outras atividades durante o mês. “Como nesse período, os olhos se voltam a causa, iremos aproveitar a data para realizar duas palestras em parceria com a Câmara de Vereadores, um curso sobre como os empresários devem agir no momento de atender as pessoas autistas, além de outras ações na cidade”, explica.
Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…