Central do Cidadão, para serviços do Estado e União, será implantada em Guaraqueçaba


Por Publicado 11/10/2021 às 19h42 Atualizado 16/02/2024 às 15h50

A prefeitura de Guaraqueçaba planeja a inauguração de uma nova estrutura no centro da cidade, que servirá de ambiente unificador de diversas instituições públicas de utilidade social.

O ambiente, que já está em implantação, deve incorporar entidades municipais do Estado e até da União, facilitando o acesso da população aos serviços públicos de sua necessidade. Entre o atendimento que a Central do Cidadão oferecerá, estão unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Identificação, Receita Federal do Brasil (RFB), entre outros.

Com a novidade, os guaraqueçabanos não precisarão mais se deslocar para Curitiba ou Paranaguá, por exemplo, quando necessitarem de atendimento em um desses órgãos.

Para o delegado da Receita Federal, Marcos Vinícius Rinaldi, em entrevista à assessoria de imprensa municipal, ter esses pontos na cidade facilitará muito a vida do cidadão. “Com a assinatura desse acordo de cooperação técnica, o município vai poder instalar um ponto de atendimento virtual da Receita e prestar os serviços por meio desse ambiente de atendimento, aproximando assim a Receita Federal do cidadão. São 12 serviços que serão ofertados, com isso, o cidadão não vai precisar se deslocar até Curitiba para ter o seu atendimento presencial, ele vai conseguir ter todos os seus pedidos solucionados aqui mesmo em Guaraqueçaba”, comemora o delegado.

Chegada do INSS causa celebração

Foto: Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba.

Em publicação no site oficial da cidade, a prefeita e vereadores comemoraram a implantação do INSS na região. “Segundo um levantamento realizado pela ACIG (Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba) junto ao INSS, hoje 1.062 guaraqueçabanos recebem seus benefícios previdenciários em Guaraqueçaba, além de um número exponencialmente maior de munícipes que recebem por Paranaguá ou Curitiba, a meta é que todos sejam atendidos em sua localidade com comodidade e eficiência”, diz a reportagem.

De acordo com a gestora municipal Lilian Ramos Narloch (PSC), a busca de uma unidade do INSS já durava anos, mas só agora a proposta saiu do papel. A prefeita se diz grata pelas conquistas que facilitam a vida da população, mas não deixou de citar algumas pessoas envolvidas nos trâmites, como o deputado federal Antonio Wandscheer (PROS), o Toninho Wandscheer, um dos responsáveis por trazer o órgão para a cidade. “As pessoas utilizam a agência de Paranaguá, que é o município mais próximo. Tendo uma agência aqui na cidade, facilita na comodidade e no deslocamento, já que essas pessoas são humildes e, às vezes, precisam pernoitar, gastar com alimentos e etc. Outro ponto positivo é que a facilidade da comunicação também ocorrerá, já que são servidores nossos que vão ser capacitados para esse serviço, além disso, o cidadão pode vir pela manhã ou à tarde e retornar para casa, na sequência”, comenta a prefeita.

O acordo, assinado em junho, foi bem avaliado por todo o corpo político da cidade, já que beneficiará todos os guaraqueçabanos. “Saímos do campo do planejamento para a execução, este posto avançado irá ajudar imensamente nossa população que hoje precisa viajar até Curitiba ou Paranaguá, enfrentando as dificuldades da PR-405 que está intransitável ou, ainda, o mar agitado em dias de mau tempo. Esta parceria irá gerar emprego, já que o posto contará com funcionários residentes no município, e aumentará o fluxo de pessoas das comunidades rurais e ilhas que virão até a sede, os táxis náuticos, o transporte terrestre, o comércio local, todos ganham. Estou muito feliz pois é a realização de um dos muitos sonhos que temos para nossa Guaraqueçaba”, disse Lilian, no ato de assinatura na Câmara de Vereadores.