Com aumento da Dengue, Portos realiza ações práticas para diminuir contágios


Por Publicado 26/04/2022 às 18h19 Atualizado 17/02/2024 às 07h10

O Paraná enfrenta uma epidemia de dengue e os cuidados para combater o mosquito transmissor devem ser adotados por todos. Nos Portos de Paranaguá e Antonina, as ações foram reforçadas, como a aplicação regular de larvicida, vistorias frequentes e eliminação de pontos de acúmulo de água.

Trabalhadores e comunidade portuária foram alertados e recebem orientação sobre a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, também em casa.

“A principal providência para combater o mosquito e a doença é não deixar acumular água parada. Na área portuária, a Portos do Paraná faz vistorias semanais destes pontos e aplica, periodicamente, o larvicida na região”, diz a bióloga e analista portuária Juliana Vendrami.

A Portos Paraná mantém vários contratos com empresas especializadas no combate a vetores, como ratos, pombos e insetos, entre eles o mosquito transmissor da dengue, mas a ação conjunta de todos é fundamental para que os números da doença caiam.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decretou situação de epidemia de dengue no Paraná no dia 19 deste mês. Paranaguá também registra crescimento de casos. O boletim do dia 5 de abril apontava incidência de 43,89 notificações por 100 mil habitantes, número que subiu para 57,44/100 mil hab no informe da semana seguinte (12), chegou a 70,35 no dia 19 e soltou para 76,81 notificações no boletim desta terça-feira (26).

Segundo Vendrami, a região possui condições meteorológicas favoráveis à reprodução e atuação do Aedes aegypti. “A temperatura e o clima fazem com que o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná considere Paranaguá uma cidade com Risco Climático Médio da Dengue”, explica.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…