Com avanço das obras de requalificação da Orla de Pontal do Paraná, pescadores vão deixar barracas e se instalar em contêineres
Uma mudança necessária, mas temporária. Na quinta-feira (28), pescadores de Pontal do Paraná se reuniram com o prefeito da cidade, Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, representantes do Instituto Água e Terra (IAT) e do Consórcio Orla de Pontal, responsável pelas obras de requalificação da orla do município (1ª fase). Durante o encontro, foram esclarecidos pontos como a instalação temporária dos pescadores em contêineres, as etapas das intervenções e o prazo para a instalação nas bancas definitivas destinadas à comercialização de pescados.

O JB Litoral acompanhou a reunião, realizada no canteiro de obras. Na ocasião, os profissionais da pesca foram informados de que os contêineres ficarão à beira-mar, garantindo a continuidade das atividades e do atendimento à população e aos visitantes até a conclusão das novas instalações.
Segundo o prefeito, a realocação não terá custos para os pescadores e é fundamental para o andamento da requalificação.
“São seis bancas que temos hoje na Orla, no trecho da fase 1, que vai da Praia de Leste até próximo de Canoas. Vamos realocar todas para contêineres em frente ao prédio da Universidade Federal, no Mirassol, na mesma altura onde ficarão as estruturas definitivas, previstas para dezembro de 2026. Todos os custos dessa mudança temporária serão cobertos pela Prefeitura”, disse Rudão, em conversa com o JB.

50% DA DRENAGEM, 23% DO TOTAL
O engenheiro civil responsável pela obra, Henrique Cordeiro, destacou a importância de conversar com os pescadores e explicar a necessidade de manter toda a área livre para viabilizar a drenagem e a conclusão do projeto.
“Já temos um avanço acumulado de 23% da obra, que se deve, em grande parte, ao avanço de 50% da drenagem. A ideia agora é concluir a drenagem e iniciar toda a outra parte da infraestrutura, que vem acima dela. É uma etapa importante, principalmente por conta das bancas de pescado e das casas de artesanato, pois precisamos finalizar tudo. A ideia do Consórcio é entregar a obra até dezembro, para não impactar a próxima temporada”, detalhou.
Já o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná, Jackson Cesar Bassfeld, ressaltou que, além da transparência envolvendo a mudança das barracas, as novas estruturas também irão atender às exigências sanitárias.
“Sabemos que é difícil para eles [pescadores]. Toda mudança é difícil, mas temos que destacar a importância disso. Uma estrutura nova para receber moradores e turistas, que irá atender, principalmente, às questões de vigilância sanitária. Teremos uma padronização em toda a Orla de Pontal e a valorização da nossa comunidade pesqueira”, afirmou o secretário.

EXPECTATIVA DE COMERCIANTES E PESCADORES
A família de Roberta Kelly Mantovani comercializa pescados no local há mais de 40 anos. Para ela, a reunião foi fundamental para tranquilizar as famílias e esclarecer dúvidas.
“Quando soubemos que precisaríamos sair das bancas foi assustador, não tínhamos ideia do que iria acontecer, então mil coisas passaram pela cabeça. Mas, aos poucos, foram orientando, informando, nos dizendo o que e como seria feito. Agora, estamos nos inteirando dos prazos e das etapas da mudança”, disse Roberta, ao JB Litoral.
“Eu tenho um pescador que pesca para nós e eu preciso saber dos prazos. Agora, por exemplo, estamos na época da tainha. Ele pegou 300 kg de tainha hoje. Onde que eu vou armazenar esses 300 kg, sendo que daqui uma semana eu vou ter que começar a sair do local? Então, precisamos saber, com precisão, sobre prazos e qual estrutura vamos poder contar”, completou.
Também participaram da reunião o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro; o chefe do Escritório Regional do Litoral (ERLIT) do IAT, Altamir Juliano Hacke; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Heitor Gonçalves Kayamori; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vitor Santana; o professor de Engenharia de Aquicultura da UFPR, Ubiratã de Assis Teixeira da Silva; a coordenadora municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Flávia Deable; além de servidores municipais e outros pescadores do município.
A primeira fase da requalificação da Orla de Pontal do Paraná abrange 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas. As obras incluem pavimentação, calçadas, sistemas de drenagem e melhorias na mobilidade urbana, com orçamento previsto de R$ 34,5 milhões.
