Com ordem de serviço assinada, escavação e correção do aterro começam nesta quarta (3) em último ponto bloqueado da BR-277


Por Flávia Barros Publicado 02/05/2023 às 18h20 Atualizado 18/02/2024 às 10h30

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, na tarde desta terça-feira (2), que foi assinada a Ordem de Serviço a qual autoriza o início das obras emergenciais para recuperar o trecho em que as pistas afundaram há quase dois meses, na altura do km 33, da BR-277, em Morretes. Ainda segundo o órgão, nesta terça foram realizados trabalhos de limpeza do terreno.

A partir de amanhã [quarta-feira], iniciam-se os serviços de escavação e correção do aterro. O DNIT também aguarda a chegada dos equipamentos especializados que farão a instalação dos drenos horizontais profundos. A etapa posterior é a pavimentação e a sinalização”, finalizou o DNIT, por meio da assessoria de comunicação.

AS OBRAS

O extrato de dispensa de licitação 6/2023 foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28). Conforme o JB Litoral noticiou, em meados de abril, a proposta escolhida foi a da empresa Neovia Infraestrutura Rodoviária Ltda (Neovia Engenharia), a qual ofereceu desconto de R$ 111.604,16 em relação ao valor máximo estipulado e realizará a obras por R$ 3.498.899,94. O serviço para reparar o trecho que afundou e assustou motoristas, com trincas profundas no asfalto, será custeado com orçamento previsto pelo Sistema Oficial de Custos Rodoviários – Sicro 2, reconhecido e auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O QUE SERÁ FEITO

Diferentemente dos outros trechos que sofreram danos na encosta devido aos deslizamentos, no km 33,5, a pista esquerda, sentido Curitiba – Paranaguá, afundou. Para que o trecho seja reparado e tenha uma drenagem adequada, será instalada mais de uma 1,5 tonelada de armação em aço, e cerca de 1 km de novos drenos. Em relação à contenção, serão necessários mais de 6 mil metros cúbicos de pedras para a realização para que o terreno fique com uma base sólida. Após esses serviços, uma nova pista será feita com mais de 230 toneladas de concreto asfáltico, além de reforço na sinalização vertical e horizontal, antes, durante e depois das obras.