Comemoração da Padroeira do Paraná movimenta Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 16/11/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 05h40
comemoracao-da-padroeira-do-parana-movimenta-paranagua

Com tempo bom, no feriado da Proclamação da República, levou milhares de pessoas à Festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, para a Procissão dos Milagres que acontece há 205 anos.

A manhã começou movimentada no bairro do Rocio, mais de 500 excursões chegaram trazendo devotos e turistas de todo o estado, dos estados vizinhos e de diversos lugares do país. Estes juntaram-se à população da “Cidade Mãe do Paraná” para celebrar Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado.

O público presente na Missa Campal e na Procissão Solene foi o maior já registrado no dia principal, 15 de novembro. Os festejos são realizados há 205 anos e a devoção à Nossa Senhora do Rocio, aumenta a cada ano, tanto pela beleza da festa organizada pelos Redentoristas do Santuário, com 43 equipes de trabalho. quanto pelos relatos de graças e até milagres alcançados com orações.      

Com a cidade passando por obras importantes para melhorar o acesso, os ônibus , veículos e pessoas estavam sendo orientados pelos fiscais de trânsito, pela população local e pela equipe de voluntários do Santuário.  “Tudo transcorreu dentro do espírito de paz, fé e alegria próprios desta festa importante para o turismo religioso do Brasil” comentou o reitor do Santuário, Padre Joaquim Parron.

A missa solene, celebrada pelo bispo diocesano Dom Edmar Peron, teve a participação de muitos sacerdotes, de religiosos e um grande número de fiéis. Na homilia Dom Edmar citou que a devoção mariana no Paraná é forte e antiga, porque ali foi edificada a primeira igreja no Brasil dedicada à Nossa Senhora: a Catedral de Paranaguá.

O show do Padre Reginaldo Manzotti, concentrou e animou o povo na Praça da Fé. Logo em seguida, foi organizada a saída da “Procissão dos Milagres”, ápice da comemoração. O sol apareceu e o povo compareceu; muitos saíram do Santuário e outros foram se juntando ao longo do trajeto de 3 km.  Milhares de pessoas chegaram ao Centro Histórico seguindo a imagem que foi colocada na Catedral.

Para encerramento do dia, o palco central da festa, recebeu o cantor Moacyr Franco que, como um grande showman, conversou, interagiu e cantou com a animada plateia que permaneceu até o final da comemoração.

SERVIÇOS:

Dia 16 – 18:15 h – Procissão “do Retorno” (Da Catedral de Paranaguá até o Santuário)
Dia 18 – 8:30, 11:30 e 19 horas Missa com a benção de NSra do Rocio, 20h – Promoção de Prêmios