Comissão de Portos da Câmara de Paranaguá participa da Intermodal South América


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/03/2023 às 15h48 Atualizado 18/02/2024 às 05h50

Desde terça-feira (28), vereadores de Paranaguá estão participando da 27ª edição da Intermodal South América, a maior feira de logística da América do Sul, que acontece em São Paulo até a próxima quinta-feira (2). Os parlamentares que fazem parte da Comissão de Portos da Câmara pretendem adquirir experiência na área para levar ao município propostas que beneficiem tanto os trabalhadores quanto os empresários.

O vereador Lindonei dos Santos, presidente da Comissão de Portos, conversou com o JB Litoral a respeito de sua primeira experiência na Intermodal. “É importante que a Comissão de Portos da Câmara esteja presente neste evento para nos atualizarmos e vermos as tendências para o futuro. Para nós, que também somos parte do setor portuário, por meio do Sindicato dos Ensacadores, estarmos atualizados é muito bom”, disse.

Outro vereador e sindicalista que está participando da feira pela primeira vez neste ano é o relator da Comissão, Ezequias Reded, do Sindicato dos Arrumadores. Para ele, a participação no evento é de alta relevância para compreender a evolução do mercado.

Vem aí uma automação gigantesca, novos equipamentos e fórmulas. Estamos discutindo hoje no mercado de trabalho a mão de obra qualificada; então nós, como vereadores, temos a função de criar projetos que venham formar novos trabalhadores aptos a esses equipamentos tecnológicos. Atualmente, já discutimos a automação no Porto de Paranaguá, desta forma, estarmos aqui na Intermodal é muito importante para entendermos do assunto e passarmos para os nossos trabalhadores e presidentes sindicalistas, para que eles também se atualizem”, comentou ao JB Litoral.

Maré também destacou a necessidade da criação de projetos de leis que atentem para a capacitação dos profissionais que atuam na área portuária no município. Segundo ele, estes projetos têm a intenção de evitar que os trabalhadores migrem para outros estados e cidades.

Através da Comissão de Portos, já criamos alguns projetos para a formação de trabalhadores, que contam com emendas que definem que as empresas precisam reverter, de modo compensatório ao município, seu crescimento e avanço em indenização à cidade, fazendo com que nossos trabalhadores sejam contemplados com a evolução”, disse.

Os vereadores também ressaltaram a parceria entre a Portos do Paraná e Paranaguá. De acordo com eles, atualmente, o porto de Paranaguá e a cidade andavam de “costas um para o outro”.

Hoje, caminhamos de mãos dadas e isso é muito importante para o desenvolvimento e geração de emprego. Precisamos melhorar a relação e buscar com que o porto venha a trabalhar ainda mais voltado para o município, mas, convenhamos, que isso já mudou bastante. A Comissão de Portos da Câmara trabalha simultaneamente para contribuir com essa união”, destacaram Lindonei e Maré.

O mais recente membro da Comissão de Portos, Renan Brito, também participou da Feira Intermodal. Apesar de não fazer parte do setor portuário, o vereador garantiu que está engajado com a categoria.

Estarmos aqui na Intermodal é de grande significância para nossa cidade, pois o que acontece aqui leva evolução, tecnologia, crescimento não só para o porto, mas também para o município. Como vereadores, estamos aqui para analisar e acompanhar todas essas tendências para que, futuramente, possamos criar projetos de lei que ajudem, de fato, a Paranaguá”, justificou Brito.