Conheça a moradora de Matinhos, Luara Mandelli, promessa do surfe nacional


Por Gabriel Santos Publicado 24/12/2021 às 17h40 Atualizado 16/02/2024 às 22h22

A atleta Luara Mandelli, de 13 anos, já é considerada uma promessa do surfe, mesmo na curta carreira, a adolescente chama atenção graças à habilidade em cima da prancha. A jovem recentemente conseguiu o 5º lugar em uma etapa organizada pela Confederação Brasileira de Surfe, além de competir em categorias acima da sua idade.

Mandelli afirma que o ano de 2021 foi o seu melhor, ao todo, foram 16 campeonatos, 24 finais e 12 vitórias. Entre as grandes conquistas neste ano estão o bicampeonato “Mormaii Surfuturo” na categoria Sub 16; o 1° lugar no campeonato Paranaense na categoria Open e Sub-14; vencedora do “Hang loose Surf Attack” no Sub 16; e o 4° lugar no “Rip Curl Grom Search” nas idades Sub 16 e Sub 14.

“Amo competir em qualquer campeonato, principalmente, os de alto nível. É sempre uma experiência incrível surfar com as outras meninas, porque estou ao lado das maiores do Brasil na modalidade. Considero todas as baterias que participei como uma vitória e sempre estou feliz, não importa o resultado”, explica a esportista nascida em Curitiba, mas radicada em Matinhos. 

A rotina de treinos é puxada, todos os dias Luara pega onda, no momento que chega em casa, a atenção volta-se para os exercícios físicos. Diante do foco nos treinamentos e dos campeonatos Brasil afora, os estudos também dão um jeito de entrar na rotina da jovem e, para isso acontecer, a estudante do Colégio Estadual Gabriel de Lara explica que terminou os estudos de forma online e teve apoio da escola. A atleta também participa do programa de bolsa auxílio, o “Geração Olímpica”, promovido pela Superintendência Geral do Esporte do governo do Paraná.

De mãe para filha

Surfar é uma prática usual na família, o pai, Luciano do Rosário, é instrutor da modalidade em Matinhos, mas a principal influência para a adolescente dar o primeiro passo no esporte partiu da sua mãe, Thiara Mandelli. A surfista começou a praticar o esporte profissionalmente aos 19 anos e, rapidamente, começou a competir no âmbito nacional.

Thiara Mandelli, oito vezes vencedora dos campeonatos paranaenses e catarinenses, ressalta a trajetória da filha. “Posso dizer que a história mudou, há cinco anos atrás, ela me acompanhava em uma etapa do circuito brasileiro profissional, hoje, eu acompanho ela nas competições. É muito incrível ver as nossas filhas compartilhando da nossa paixão pelo esporte”, exalta a mãe. 

Luara Mandelli ao lado da sua mãe, a também surfista, Thiara Mandelli. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)