Grupo Amantes do Pedal completa dois anos levando diversão e saúde para moradores do litoral
Que pedalar faz bem à saúde e ao bem-estar isso todo mundo já sabe. Agora, além de cuidar do corpo e da mente com belas paisagens só quem participa do grupo Amantes do Pedal sabe o que é ser livre sobre duas rodas no litoral.
No dia 6 de janeiro, um projeto que começou entre amigos e se expandiu pela cidade de Paranaguá ganhando muitos adeptos, completou dois anos. O Amantes do Pedal hoje tem grupos iniciantes, intermediários e uma equipe de competições.
Em entrevista ao JB Litoral, o ciclista Luciano Santos, de 43 anos, e um dos idealizadores dos passeios pelas áreas rurais e urbanas do maior município do litoral, explica como surgiu a ideia de criar um coletivo de pedal e que conta hoje com mais de 500 integrantes. “O grupo surgiu de uma união de dois amigos eu e Reginaldo, em janeiro de 2020, e com isso decidimos criar um grupo na base da amizade para fugir da rotina e sair para pedalar aos finais de semana. O ponto é que acabou tendo uma proporção maior e até inesperada. Hoje temos dois grupos, que no total estão com mais de 500 pessoas unidas, em um denominador comum. Aquilo que muitos chamam da famosa “magrela”, a nossa querida bicicleta”, narrou Luciano.
Diariamente a equipe se organiza para realizar pedais leves e curtos e também para viagens que cruzam fronteiras. Os ciclistas já chegaram a pedalar até Itapoá, cidade catarinense que fica a 88 km de Paranaguá. “Nós sempre nos organizamos para os “longões”, que são os pedais que fazemos fora da nossa rota local. Também realizamos pedaladas para Antonina, Guaraqueçaba e Morretes. Nosso litoral tem belezas naturais e enriquecedoras, então desde um “girinho” leve até uma pedalada mais longa, sempre temos a nossa galera unida em prol da união, lazer e principalmente da segurança”, diz.
EQUIPE TAMBÉM PARTICIPA DE DISPUTAS
Quem busca a competição como forma de praticar o esporte, o Amantes do Pedal, através da equipe Tropa de Elite, participa de diversas competições pela região. O grupo tem diversas conquistas como a Copa Sul, Copa Ninja e Campeonato Paranaense, disputados em Paranaguá e em outras cidades do estado. “Temos nossa equipe de competição conhecida como Tropa de Elite, somos o 1º grupo de ciclismo que busca incentivar os iniciantes. A nossa organização conta com Dalton José, Althair Mika, Jessica Cordeiro, Carlos Miller, João Batista, Márcio Mendes, João Paulo, Ricardo Mikoda e Emily Ribeiro”, destacou Luciano.
Para celebrar o aniversário do grupo, Luciano Santos aproveitou para deixar uma mensagem aos seus parceiros e para todos aqueles que buscam uma atividade para se motivar e incentivar o pedal pelas ruas da cidade. “Não é só sinônimo de saúde e união, é muito mais que isso. É a liberdade de ir para onde você quiser e desafiar os seus próprios limites, que estão só na sua mente. Não existe uma rota fixa, procuramos diversificar para atender todo o público, desde os iniciantes até os que estão pedalando com mais frequência”, comentou.
Quem quiser participar dos pedais do grupo pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98501-8440 e falar com Alessandra ou pelo (41) 99720-6010 com o próprio Luciano.
Durante a semana, eles se reúnem nas segundas-feiras no Aeroparque, às 19h30, para incentivar os pedais dos iniciantes; nas quartas-feiras 19h30 no Posto Jardim, próximo ao viaduto das praias e, no mesmo local, reúnem-se no sábado às 13hs e aos domingos 07h30. Todas as rotas e trajetos são informados, por meio do Grupos do Pedal.