De olho no paciente diabético, Secretaria de Saúde faz ciclo de palestras e conscientização


Por Redação JB Litoral Publicado 18/06/2015 às 15h37 Atualizado 14/02/2024 às 08h15

Com o intuito de dar mais qualidade de vida a pacientes diabéticos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá realizar palestras de conscientização de julho a dezembro deste ano. Batizado de “Ciclo de Palestras – Cuidados com Pacientes Diabéticos”, o Programa prevê a realização de uma palestra por mês e a primeira acontece no dia 16 de julho, na Biblioteca Municipal Leôncio Correia, no Centro, das 14h às 16h30.

De acordo com as estatísticas da Semsa, a estimativa é que existam mais de sete mil pessoas com diabetes em Paranaguá.

A coordenadora do Programa na Semsa, Jardis Machado Karlinke, explica que o foco da ação está nas pessoas que necessitam aplicar insulina para o controle da doença. “Estes pacientes acabam, se não receberem o devido acompanhamento médico e se não cuidarem de sua qualidade de vida, desenvolvendo complicações que podem afetar os rins, os olhos e, principalmente, a área cardiovascular e vascular”, salienta.

Carlos Xavier, responsável na Semsa pelo atendimento especializado (secundário), explica que, quando negligenciado ou não acompanhado adequadamente, o paciente pode desenvolver complicações, casos em que será encaminhado ao atendimento público especializado. “Nossa rede tem especialistas como oftalmologiastas, nefrologistas, endocrinologistas e angiologistas que podem dar atendimento a esse paciente, mas o objetivo é que eles possam não chegar a este estágio”, salienta.

Em casos mais greves, pode haver até amputação de membros decorrente de complicações vasculares da diabete.

O objetivo da Semsa é alcançar as metas de atendimento a esta população em Paranaguá.

Jardins reforça o convite. “Queremos convidar aos pacientes diabéticos que venham participar. Vamos fazer a divulgação nas unidades de saúde e também por meio das equipes de Saúde da Família, mas precisamos que o paciente participe deste programa. Muitas vezes, por não estar com algum sintoma evidente, o paciente negligencia a doença e descuida da prevenção e quando percebe, pode ter complicações mais graves”, finaliza.

Confira as datas e temas das palestras de julho a agosto:

12 de julho / Biblioteca Leôncio Correia/ 14h às 16h30: Tema “Alimentação Saudável Para o Diabético” com nutricionistas da Semsa e da 1ª Regional de Saúde.

20 de agosto / Biblioteca Leôncio Correia/ 14h às 16h30: Tema “Aplicação de insulina – uso correto da insulina” com enfermeira da Semsa.
*as datas e temas de setembro a dezembro serão divulgadas em breve.

DIABETES

O Diabetes Tipo 2, foco do Programa, é caracterizada por hiperglicemia que pode ser associada a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

No Brasil, segundo dados de 2012, existem mais de 12 milhões de diabéticos (ou 6,2% da população). Deste total, mais de 11 milhões são adultos entre 20 e 79 anos. Só em 2013, mais de 124 mil brasileiros morreram de complicações decorrentes do Diabetes. Existe, ainda, a estimativa que mais de 2 milhões de brasileiros tenham diabete mas não saibam do diagnóstico.