DE R$ 7 PARA R$ 2 MILHÕES- Prefeitura não explica erro em licitação para compra da estrutura de festas do calendário


Por Redação JB Litoral Publicado 29/09/2016 às 11h23 Atualizado 14/02/2024 às 16h29

Prefeitura não informa valores que as empresas fatutraram na licitações da estrutura.

Em fevereiro do ano passado, uma denúncia do JB do Pregão Presencial 02/2015, que previa a compra de material de limpeza e higiene no valor estimado de R$ 15.640.244,20, entre os itens, cerca de 50% do valor estava destinado à compra de mais 17 milhões de sacos de lixos de cinco diferentes capacidades e resultavam em um investimento de R$ 7.399.878,06 em sacos de lixo.

Neste pregão o JB constatou que a prefeitura pretendia gastar R$ 2.778.213,06 na compra de 2.579.136 rolos de papel higiênico para o período de um ano, um consumo diário de 9.919 rolos ao dia e 1.239 a cada hora em toda administração municipal.

Na sequência um novo Pregão Presencial de nº 03/2015 estimava a compra de R$ 5,2 milhões em material de expediente e, entre eles, R$ 1,6 milhão em papel sulfite A-4, o que totalizaria 47.545.000 folhas para administração municipal.  A compra também foi denunciada pelo JB e todas estas licitações foram canceladas, sem nenhuma explicação por parte da prefeitura, após a denúncia ser intensamente cobrada pelos vereadores na Câmara Municipal.

Neste ano, mais uma vez, a história se repete com o Pregão Presencial 14/2016, que previa a contratação de empresa para locação de estrutura, sonorização e iluminação e sanitários químicos, para dar atendimento ao Calendário de Eventos das festas do município, promovidas pela Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).

 

O valor estimado da futura e eventual contratação era de R$ 7.021.404,32 por um período de 12 meses, cujo pregão seria realizado no dia 06 de junho. Ocorre que este edital acabou cancelado e um novo foi retificado, desta vez para a mesma contratação, pelo mesmo período, só que o valor caiu para R$ 2.872.870,91 e o pregão acabou ocorrendo no dia 15 do mesmo mês. Porém, um levantamento do JB feito junto ao Portal de Transparência da prefeitura, constatou que o total gasto nas festas do Calendário de Eventos fechou em R$ 2.663.463,44. Ou seja, R$ 209.407,47 a menos do que foi orçado no edital retificado e R$ 4.357.940,88 do edital original no levantamento de custo feito supostamente pela Secretaria Municipal de Compras, Licitação e Suprimentos (SEMLIC).  

 

Erro de 1000 diárias e sanitários não batem
 

A pregoeira Sheila da Rosa Maria, que assinou o edital de retificação, admitiu o erro material na redação no edital de licitação nos itens 2.5 do lote 02 e 4.2 do lote 04. O erro material no lote 02, item 2.5 foi de três diárias para Equipamentos de Sonorização e Iluminação para Shows e Festividades, que reduziu a compra em R$ 86.400,00, porém, o erro no lote 04, item 4.2, foi de 1000 diárias em pirâmides de 10×10 metros. O que era para ser apenas 156 diárias foi solicitada 1156 e geraria um prejuízo de R$ 1 milhão.
 

Erro contou 1000 diárias de pirâmides a mais. Foto: Reprodução
 

Entretanto, no levantamento realizado pelo JB constatou-se que com banheiros químicos foram gastos R$ 293.440,00 de um valor estimado no edital retificado de R$ 309.666,50, uma diferença de R$ 16.226,50 e de R$ 283.435,00 do valor estimado no edital original que era de R$ 576.875,00.

 

Prefeitura não responde aos questionamentos

Diante do que foi constatado, a reportagem do JB procurou a prefeitura e enviou cinco questionamentos e, um deles, de forma equivocada. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Compras, Licitação e Suprimentos (SEMLIC) disse que todos “os questionamentos apresentados não condizem com o teor do edital de Pregão Presencial nº 014/2016 – Registro de Preços nº 009/2016”. Enviou ainda ao JB cópia do edital retificado, que a reportagem usou para fazer a comparação com o original e pediu uma atenta análise, para após apresentar os eventuais questionamentos a ele pertinentes. Com isto, a SEMLIC deixou de responder aos seguintes questionamentos:

A quem compete fazer os levantamentos de matérias e sua cotação de preço para as licitações na prefeitura? Depois de corrigida, qual foi o gasto total desta licitação e, especificamente, na questão dos bwc em unidades e valores fornecidos pela empresa Sanitários Portáteis Aliança? Qual o total de recursos públicos homologado desta licitação, envolvendo as empresas Águia Negócios (valor e material fornecido), DRIAL (valor e material fornecido), Pochy Eventos (valor e material fornecido) e Sanitários Portáteis? Quais festas foram atendidas com esta licitação? Vale dizer que as empresas citadas foram as vencedoras da licitação que a prefeitura, por meio da SEMLIC, não informou nenhum valor dos recursos públicos gastos nas festas do Calendário Oficial de Eventos do município.