DELEGACIA CIDADÃ- Construção no Aeroparque não removerá Cadeia Pública do centro histórico


Por Redação JB Litoral Publicado 20/05/2017 às 21h52 Atualizado 14/02/2024 às 18h27

A polêmica construção de uma Delegacia Cidadã em Paranaguá, anunciada no final de abril pelo Governador Beto Richa (PSDB) e que vem gerando opiniões contrárias, não deverá interferir na Cadeia Pública Pires Pardinho, instalada no centro histórico da cidade. Independentemente do local onde seja construído – a princípio no Aeroparque – o lugar que abriga hoje cerca de 90 presos deverá permanecer onde está e mantendo o problema crônico existente.

A constatação é do Delegado-chefe da 1ª Subdivisão Policial, Rogério Martin de Castro, que, em entrevista exclusiva para o Jornal dos Bairros, não vê, em curto prazo, uma solução para a retirada da Cadeia Pública de sua atual localização. Para ele, apesar dos problemas que ocorrem na Delegacia Pires Pardinho, a cidade não possui outro local mais adequado para servir como casa de detenção.

Sobre a área apontada como local para a construção da Delegacia Cidadã, o Delegado Martin de Castro acredita que seja a ideal, principalmente pela proximidade com o 9º Batalhão de Polícia Militar.

“Na Delegacia Cidadã não há carceragem; apenas celas para custódia daqueles que aguardam transferência para outros municípios. Portanto, não há com o que se preocupar”, garantiu.
 

Mesmo com a Delegacia Cidadã cadeia permancerá no mesmo local
 

A provável construção da Delegacia Cidadã no Aeroparque, principal área de lazer de Paranaguá, não foi bem aceita por moradores da região e por diversos segmentos. Eles temem que o local se torne mais perigoso e que ponha em risco as famílias que tradicionalmente se reúnem naquela área, principalmente aos finais de semana. A saída, segundo eles, seria a construção do prédio no interior do 9º Batalhão. “Lutamos há anos pela revitalização do Aeroparque e não queremos perder parte daquele espaço de lazer. Quem poderá nos garantir que, daqui a alguns anos, a Delegacia Cidadã não seja ampliada, com a construção de mais celas para abrigar estes presos que aguardam remoção e outros mais perigosos”, questiona o Administrador Marcelo Diaz, morador da região.
 

OMISSÃO

Esta semana, em Nota Oficial, o Conselho de Segurança de Paranaguá (Conseg) anunciou que, após reunião de seus integrantes, a intenção do Governador Beto Richa (PSDB) de construir uma Delegacia Cidadã teve apoio unânime de seus componentes. Já em relação à localização da futura delegacia, o Conselho disse que isto está a cargo do Governo do Estado, “impossibilitando qualquer posição por parte do Conseg”.

O posicionamento do Conselho de Segurança de Paranaguá foi rechaçado pelo Engenheiro Ogarito Borgias Linhares, Diretor na Secretaria Especial de Portos (SEP). Pelas redes sociais ele criticou a postura dos seus integrantes afirmando que o órgão não pode se omitir da responsabilidade da localização da Delegacia Cidadã ou qualquer outra realização desta natureza.

“Se estão renunciando a cumprir esta sua obrigação deveriam, pelo bem da população, renunciar coletivamente à condição de Conselheiros, abrindo espaço para quem pretende e tenha coragem de cumprir sua responsabilidade de forma permanente, e não somente naquilo que é fácil e se omitindo do difícil”, afirmou Ogarito Linhares.

 

CÂMARA INDIFERENTE
 

Não apenas o Conselho de Segurança de Paranaguá se omitiu a respeito da futura localização da Delegacia Cidadã. Na sessão de quinta-feira (11), a Câmara Municipal, por maioria dos votos, rejeitou Requerimento do Vereador Adriano Ramos (PHS) onde ele solicitava informações da Prefeitura sobre o tema e se haveria condições de ser renegociada a questão com o Governo do Estado.
 

O QUE DIZ O GOVERNO DO ESTADO
 

Em resposta ao JB, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Paraná confirmou que o Governador Beto Richa assinou a autorização da abertura de licitação para a construção de uma Delegacia Cidadã em Paranaguá. Agora, o processo segue trâmites internos na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, antes do lançamento do edital para o processo licitatório.

Futura Delegacia Cidadã de Paranaguá está só no projeto

Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação, a Delegacia Cidadã em Paranaguá será no chamado “padrão 3”, com três pavimentos e 1.800 metros quadrados. Daí a necessidade de ampla área para sua construção, que requer, no mínimo, cinco mil metros quadrados. Como o trâmite burocrático é demorado, a discussão sobre a futura localização da Delegacia Cidadã certamente terá novos desdobramentos.