Delegacia Cidadã será local de serviços e não presídio


Por Redação JB Litoral Publicado 03/10/2013 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 01h11
Serviço de Identificação,onde são feitas as carteiras de identidade, cartório e defensoria pública são alguns dos serviços que serão prestados pela Delegacia Cidadã. O projeto já foi realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá definiu a área para a construção na semana passada.

A Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços reservados para separar vítimas de agressores, além de ambientes específicos para confecção dos boletins de ocorrência. O objetivo é que as construções se tornem referência de atendimento de qualidade, transformando a imagem das delegacias de polícia.

Outra vantagem da nova estrutura que Paranaguá poderá receber é o fato de que este equipamento de segurança não servirá como uma carceragem. A carceragem será desativada atendendo a um decreto do Governo Estadual que determina a transferência de presos para a ala Paranaguá da unidade prisional de Piraquara.

E as vantagens não param por ai, pois é de conhecimento geral e confirmado por pesquisas que os bairros onde há um equipamento de segurança instalado a incidência de criminalidade cai.

E a tendência será esta até porque a Delegacia Cidadã terá duas celas, somente, sendo uma feminina e outra masculina, dando prioridade à transferência de presos já determinada por decreto.

A nova obra será resultado de esforços de autoridades como o próprio prefeito Edison Kersten. “Nós estamos procurando resolver um problema muito antigo que é a da atual cadeia pública de Paranaguá, que fica no centro da cidade e tem uma estrutura física antiga, mas de sistema prisional também, já que esse conceito mudará com a nova delegacia cidadã”, destacou o prefeito.

A secretária Municipal de Urbanismo, Débora Temporão, reforçou que o local apresentado como proposta para construção da delegacia ocorreu, principalmente, em função de ser uma área documentada e sem uso desde que é do município. Quando questionada sobre uma área mais afastada, a secretária justifica que não há áreas documentadas em outras regiões da cidade.

A área necessária é de 5 mil metros quadrados, sendo que 1.600 metros quadrados serão de área construída com salas de atendimento, sala do delegado, sala para defensoria pública, cartório, banheiros, entre outras dependências. Toda a estrutura da futura Delegacia Cidadã pode ser acompanhada num vídeo por onde o cidadão pode conferir a destinação dos espaços e demais dependências.