Denúncia leva Polícia Ambiental a identificar “bota-fora” irregular em Guaratuba


Por Redação Publicado 12/05/2022 às 23h07 Atualizado 17/02/2024 às 08h23

Uma denúncia levou policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde (PAmb-FV), além de agentes das secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Urbanismo de Guaratuba, a localizarem um depósito irregular de materiais sólidos na localidade de Cubatão, área rural do município. A ação ocorreu na tarde de terça-feira, 10.

Por volta das 14 horas, os militares se deslocaram em apoio aos funcionários do município para averiguar as informações repassadas pela comunidade sobre uma propriedade rural que estaria armazenando, a céu aberto, resíduos sólidos (bota-fora) sem a autorização ambiental competente.

No local foi constatado a denúncia, sendo encontrados diversos materiais recicláveis e peças de carros ao lado de uma residência. O proprietário foi autuado administrativamente pelos agentes ambientais municipais e, na parte criminal, foi elaborado um Termo Circunstanciado em desfavor do homem, o qual deverá comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Na ocasião, o responsável pelo imóvel informou que estaria reformando o barracão para a instalação de um depósito, mas, ao ser questionado sobre a autorização ambiental para a realização do serviço, informou que não possuía, sendo, então, autuado pela falta de licenciamento, além de ter sido feito o embargo do local.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e as informações deverão ser encaminhadas para o Instituto Água e Terra (IAT) para que sejam tomadas outras providências.