Departamento Antidrogas faz palestra na 8.ª SIPAT da Viação Rocio


Por Redação JB Litoral Publicado 26/10/2015 às 12h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h40

Iniciou nesta segunda-feira (26) e vai até dia 30 (próxima sexta-feira) a 8.ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) da Viação Rocio, responsável pelo transporte coletivo de Paranaguá. Graças a uma parceria com a Prefeitura, a abertura contou com palestra para uma platéia de funcionários da empresa, realizada pela equipe do Departamento Antidrogas (DEAD), da Secretaria Municipal de Segurança. O tema foi alcoolismo, tabagismo e drogas ilícitas.

O diretor administrativo da empresa, Ângelo Gulin Neto, fez a abertura oficial da Sipat, destacando que os eventos também servem para que familiares dos 234 funcionários participem. E lembrou que os conhecimentos repassados têm como objetivo a prevenção. “É importante eles saberem da responsabilidade que têm e atualmente são muito baixos os números de acidentes envolvendo nossos funcionários, seja no trânsito ou internamente na empresa”, relatou o dirigente.[tabelas]Segundo Márcio Gilberto Antunes, presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), profissionais de diversas áreas farão palestras aos funcionários, sejam eles motoristas, cobradores, pessoal da manutenção ou do setor administrativo. “São conhecimentos que eles podem levar para suas casas, para suas famílias, e prevenir o acidente doméstico e também dentro do ambiente de trabalho”, destacou o dirigente.

O motorista Felipe Fernandes Lima deixou o volante durante a tarde desta segunda-feira para assistir à palestra sobre álcool, tabagismo e drogas ilícitas. “É um prazer participar da SIPAT, porque para nós é muito importante esses conhecimentos”, declarou o jovem, que está há 5 meses na empresa.

Conforme a guarda civil municipal Analine Dagmar da Silva, coordenadora pedagógica do DEAD, o trabalho de prevenção é importante, tendo em vista que várias pesquisas apontam para o alto índice de uso de álcool entre funcionários de diversas empresas. “A gente tem que trabalhar essa parte de prevenção e conscientização em vários ambientes de trabalho. Estando informada a pessoa sabe das conseqüências e isso ajuda a não entrarem no mundo das drogas”, declarou a Analine, que estava acompanhada da também guarda civil municipal Rosemeire Correia.

A equipe realiza palestras em várias empresas e escolas municipais e estaduais de Paranaguá. Para ter a palestra basta fazer uma solicitação por meio de ofício endereçado à Secretaria Municipal de Segurança, após protocolo no prédio São José. Após isso a equipe do DEAD programa a palestra para o solicitante.