DER/PR homologa obra de recuperação da ponte de Porto de Cima, em Morretes


Por Assessoria de Imprensa Publicado 10/08/2022 às 10h15 Atualizado 17/02/2024 às 14h52

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou em Diário Oficial a homologação do resultado da licitação da recuperação estrutural e manutenção da ponte metálica sobre o rio Nhundiaquara, na PR-411, em Porto de Cima, distrito de Morretes. A publicação também atribui a execução da obra à Salver Construtora e Incorporadora LTDA., pelo valor de R$ 1.844.444,43.

Agora, a empresa deve apresentar a documentação necessária para assinatura de contrato, que será seguida pela emissão de ordem de serviço, estabelecendo a data de início dos trabalhos.

O contrato prevê a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte, e execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica. Em ambos os encontros dela serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado, com implantação de novos dispositivos de drenagem.

Também será feita a manutenção das estruturas de concreto da ponte, removida a vegetação que se projeta sobre o tabuleiro e abaixo dele, implantada nova sinalização viária e dispositivos de segurança. O prazo da obra é de 90 dias, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

A ponte é de treliça metálica, com 61,2 metros de comprimento e 5,81 metros de largura. Conta com uma única pista de rolamento de 2,80 m e passeios em ambos os lados, com 90 centímetros de largura.

Obras de arte especiais

O DER/PR está com outros cinco editais na praça prevendo a manutenção e recuperação de 46 pontes, viadutos e passarelas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral, região Sul e Sudoeste.

O investimento estimado total para as licitações é de R$ 19.151.854,60, com todos os editais sendo realizados na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor de cada disputa é definido pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública e pela habilitação de sua documentação.

As quatro primeiras sessões de aberturas de envelopes de preços serão realizadas no dia 16 de agosto, a partir das 14h, e a quinta sessão será realizada no dia 18 de agosto, às 14h. Todas elas acontecem em auditório na sede do DER/PR em Curitiba, e são transmitidas ao vivo pela internet.

A localização de cada obra de arte especial pode ser verificada neste mapa.