DESCASO E NEGLIGÊNCIA


Por Redação JB Litoral Publicado 07/02/2015 às 11h00 Atualizado 14/02/2024 às 19h44

A denúncia do JB feita na primeira edição do ano, sobre o estado de abandono do acesso ao pórtico do Parque Awaji que estava cercado de mato, na semana passada resultou na tentativa de uma roçada no local, que revelou um crime contra o erário público, as mais de 500 tábuas envernizadas do acesso ao monólito de basalto que ostentou a placa comemorativa do IMIN 100, desapareceram.

A reportagem do JB percebeu a tentativa de fazer uma roçada no local e, ao vistoriar o trabalho, descobriu o motivo pelo qual o trabalho não foi realizado de forma correta.

Todas as enormes e grossas tábuas da extensão do corredor foram retiradas e, algumas queimadas.

Somente os troncos de árvores onde as tábuas foram pregadas ainda estão no local. Diversos pedaços de tábuas apodrecidas estavam entre o denso matagal que não pode ser cortado. O monólito de basalto continua pichado e sem a placa comemorativa do IMIN 100. 

Desde agosto de 2010 o JB tem denunciado o desperdício do dinheiro público no Parque Awaji. Naquela época das quase 500 tábuas envernizadas do acesso ao monólito de basalto, 30% estavam soltas, quebradas e desgastadas. O mato já tomava conta de grande parte do acesso e o local onde foi feita a cerimônia religiosa pelos japoneses virou ponto de consumo de drogas. O portal oriental de acesso estava com sua pintura comprometida, grades das cerca de ferro foram furtadas e muito materiais da obra com telhas, tijolos e barras de concreto estavam depositados na calçada, favorecendo o furto.  

Inaugurada no dia 28 de julho de 2011, passados três anos e meio e parte do investimento de R$ 3.531.773,51 virou madeira apodrecida, queimada e desaparecida.

Uma obra iniciada em 2007 para ser inaugurada em 2008 na comemoração dos 100 anos da imigração japonesa, foi entregue a população faltando acabamento e equipamentos. Após este período o Parque Awaji jamais recebeu qualquer tipo de manutenção até os dias atuais. Veja o que foi o Parque Awaji e o que descobriu o JB na semana passada.