Destruído em 2012, muro da A.A. 29 de Maio continua quebrado em Antonina


Por Redação JB Litoral Publicado 14/05/2014 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 02h21

Faltando menos de um mês para comemorar 95 anos de existência e uma história de glórias e conquistas, a Associação Atlética 29 de Maio, continua com grande parte do muro frontal destruído desde o forte vendaval que castigou Antonina em outubro de 2012.

Entidade, que conta com a assinatura, em sua ata de fundação, do craque da Seleção Brasileira de 1919, Arthur Friedenreich, autor do gol da vitória na prorrogação da partida contra o Uruguai, no dia 29 de maio de 1919, se vê esquecida por aqueles que deveriam reconstruir o muro, em agradecimento pelos momentos de alegria e emoção proporcionados pelo 29 de Maio à cidade.  

O vendaval que alcançou 74 km/hora e veio acompanhado de chuva de granizo causou prejuízos para cerca de 450 pessoas em Antonina. A cidade ficou sem energia elétrica por toda madrugada e diversas casas foram destelhadas, muros desabaram tanto na área central como nos diversos bairros, placas de comércios, obras e propaganda eleitoral caíram, entortaram e outras foram levadas pelo vento. A força do vendaval chegou arrancar diversas árvores de praças, calçadas e casas e as folhas e galhos acabaram sujando quilômetros de vias públicas.

O muro que fica diante da Rua Dr. Mello não suportou a força do vento e desabou até próximo do ponto de parada de ônibus. Desde então, empresários e o Poder Público não tomaram a iniciativa de buscar meios para recompor o muro, mantendo o local aberto e proporcionando uma paisagem negativa para os turistas e autoridades que visitam a cidade.

Sem condições de levantar recursos o suficiente para recuperar o muro, a entidade se vê obrigada a ter sua área invadida por animais e, algumas vezes, desocupados que fazem uso de drogas.

No dia 3 deste mês, a reportagem do JB esteve no local e constatou que a situação ainda a mesma de 2012.

Vale lembrar que o clube, fundado no dia 1º de junho de 1919 e teve seu nome originado justamente no dia do jogo que Arthur Friedenreich garantiu a vitória aos brasileiros na Copa do Mundo, até hoje realiza partidas de futebol no estádio Francisco Pinto, inaugurado no dia 16 de fevereiro de 1920.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…