Distribuição de medicamentos será concentrada em 6 locais a partir do dia 6


Por Redação JB Litoral Publicado 26/01/2017 às 12h29 Atualizado 14/02/2024 às 17h37

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) está realizando a readequação do atendimento farmacêutico e da dispensação de medicamentos.

A partir do dia 6 de fevereiro a população será atendida pelos serviços da farmácia municipal somente nas unidades de Alexandra (Posto de Saúde Elias Borges Neto), Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Serraria do Rocha (Domingos Lopes do Rosário), além da sede da Semsap (prédio da antiga maternidade na avenida Gabriel de Lara), unidade “Balduína Andrade Lobo” (Dona Baduca) e no Centro Municipal de Especialidades (Hospital João Paulo II).

A mudança dos locais está ocorrendo porque em novembro do ano passado o Conselho Regional de Farmácia (CRF) multou a Prefeitura de Paranaguá por não manter farmacêutico nos pontos de dispensação, o que vai contra a legislação vigente.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembra que neste momento não há número suficiente de servidores farmacêuticos no quadro funcional da Prefeitura de Paranaguá para atender a exigência do Conselho, o que está sendo contornado com o chamamento de novos profissionais por teste seletivo. 

O prefeito Marcelo Roque determinou que as adequações sejam feitas com objetivo de beneficiar a população. E que a medida de descentralizar o atendimento representa segurança aos usuários do sistema municipal de saúde.

“Nossos cidadãos merecem receber os medicamentos com toda a segurança após uma consulta médica. Infelizmente, não temos como manter farmacêuticos atendendo em todas as unidades de saúde, mas estamos buscando outros meios para que isso ocorra, sempre observando o limite com gastos de pessoal, enquanto tomamos as medidas burocráticas necessárias para que se tenha atendimento farmacêutico em 100% das unidades de saúde”, explicou o prefeito.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá