Dom Alfredo Novak morre aos 84 anos em Campina Grande do Sul


Por Redação JB Litoral Publicado 03/12/2014 às 09h45 Atualizado 14/02/2024 às 04h19

Nesta quarta-feira (03) na cidade de Campina Grande do Sul, aos 84 anos de idade, faleceu o Bispo Emérito Dom Alfredo Novak, que foi nomeado pelo Papa João Paulo II como o segundo bispo de Paranaguá no dia 15 de março de 1989. Dom Alfredo serviu a Diocese de Paranaguá como bispo por 17 anos antes de o Papa Bento XVI aceitar sua demissão no dia 2 de agosto de 2006, quando se tornou bispo emérito.

No ano passado, a Assembleia Legislativa do Paraná concedeu a Dom Alfredo o título de Cidadão Honorário do Paraná, entregue Catedral Diocesana de Paranaguá – Paróquia Nossa Senhora do Rosário, durante a celebração de uma grande missa no dia em que a cidade festejava a data consagrada à Padroeira do Município, Nossa Senhora do Rosário, dia 7 de outubro.

Alfred Novak nasceu em Dwight, Nebraska no dia 2 de junho de 1930. Ele foi educado no Seminário Menor Redentorista, o Colégio de S. José, em Kirkwood, Missouri. Ele participou noviciado em De Soto, Missouri, onde professou os votos religiosos como Redentorista na Província de St. Louis. Ele estudou para o sacerdócio no Seminário Imaculada Conceição, em Oconomowoc, Wisconsin e foi ordenado há em 2 de julho de 1956.

Dom Alfredo Novak serviu como missionário no Brasil até 19 abril de 1979, quando o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Vardimissa e Bispo Auxiliar de São Paulo. Foi ordenado bispo pelo cardeal Paulo Evaristo Arns de São Paulo. O co-diretor consecrators eram Bispos José Ivo Lorscheiter de Santa Maria e Aloísio Ariovaldo Amaral, C.Ss.R. de Limeira.