Eleitor paranaense se divide entre Lula e Bolsonaro; Moro corre por fora
Na quinta-feira (7), o JB Litoral noticiou a pesquisa eleitoral para governador do Paraná, divulgada pelo Instituto IRG Pesquisa. Mas, além do levantamento com os candidatos ao Palácio Iguaçu, também foi levantado em quem os paranaenses pretendem votar para presidente.
Na sondagem, que tem uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, dos principais candidatos até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem empatados.
No cenário apresentado aos eleitores, Bolsonaro tem 36,1% das intenções de votos, enquanto Lula aparece com 35,2%, o que configura um empate técnico dentro da margem de erro.
Quem também se destaca é o ex-juiz Sérgio Moro (União), que apesar de ter mudado o domicílio eleitoral para São Paulo e afirmar que deve disputar uma vaga na Câmara Federal, ainda aparece bem colocado, com 12,8% dos paranaenses o apoiando.
Os nomes que aparecem na sequência são: Ciro Gomes (PDT) com 4%; João Doria (PSDB), com 1,5%; Simone Tebet (MDB), com 0,6%; André Janones (Avante), com 0,5% e Alessandro Vieira (Cidadania), com 0,2%.
O Instituto IRG Pesquisas também detalhou que 5,6% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos, e outros 3,6% não sabem ou não responderam.
A pergunta que as 1.500 pessoas entrevistadas ouviram foi a seguinte: “Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os (as) candidatos (as) fossem esses (as) em quem o (a) senhor (a) votaria?”
- 1º – Jair Bolsonaro: 36,1%;
- 2º – Lula: 35,2%;
- 3º – Sergio Moro: 12,8%;
- 4º – Nenhum: 5,6%;
- 5º – Ciro Gomes: 4,0%;
- 6º – Não sabe/não respondeu: 3,6%;
- 7º – João Doria: 1,5%;
- 8º – Simone Tebet: 0,6%;
- 9º – André Janones: 0,5%; e
- 10° – Alessandro Vieira: 0,2%.