Em live, Marcelo Roque anuncia antecipação de 2º dose e cita pedido para vacinar todos os parnanguaras


Por Publicado 02/08/2021 às 22h32 Atualizado 16/02/2024 às 09h07

O prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) comentou, em uma live realizada hoje (2) em sua rede social, sobre um novo pedido para que mais doses venham até Paranaguá. Segundo o prefeito, a solicitação foi feita diretamente a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que esteve no município participando de uma cerimônia de intenção de um novo projeto, para que ela interceda pela cidade portuária e fale diretamente com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O objetivo é que Paranaguá complete o ciclo vacinal em todas as pessoas acima de 18 anos. A iniciativa de imunizar toda a população elegível não é algo difícil na visão de Marcelo Roque, já que com 20 mil doses é possível atingir todos os cidadãos maiores de idade.

Na transmissão, chamada de “Vamos falar de vacinas”, o chefe do executivo também anunciou aos seguidores que assistiam a exibição, que a partir de amanhã (3) ocorrerá a antecipação da segunda dose para os parnanguaras que receberam a vacina CoviShield, da Oxford/AstraZeneca/FioCruz e que estão com a nova aplicação agendada para agosto. “Nós vamos antecipar. Todas as pessoas que estão com a carteirinha para a imunização no mês de agosto, podem se dirigir amanhã à estação que nós vamos começar a nossa força-tarefa de segunda dose da nossa população“, disse Roque ao pedir para que as pessoas compareçam ao ponto de vacinação, já que não há agendamento para segunda dose.

Sobre o caso de tripulantes infectados no Porto de Paranaguá, o prefeito reafirmou ter cobrado a gestão estadual e federal sobre a vinda de novas remessas de vacinas, já que está preocupado com os casos de Covid-19 confirmados em três embarcações que chegaram na última semana e, ainda, ressaltou que não há confirmação de qual variante acometeu 15 tripulantes que testaram positivo e levou 2 deles ao internamento.

Prefeito cita obras entregues

Durante os mais de 21 minutos de transmissão, Marcelo Roque aproveitou também para comentar sobre o aniversário de 373 anos de Paranaguá, e narrar os “presentes” que o município recebeu na semana comemorativa.

Nossa cidade completou aniversário e nós entregamos uma série de obras para o município, como asfalto, reforma e manutenção de escolas, além do projeto Meu Campinho para o esporte e saúde de nossas criança e a entrega da primeira fase do estádio Gigante do Itiberê, que vai se tornar o primeiro estádio-escola da América do Sul“, comentou o prefeito, que também ressaltou ter fechado compromisso com o governador Ratinho Júnior (PSD), para que seja construído uma escola estadual na Ilha dos Valadares. “Vamos fazer a doação do terreno para o Estado, para que os moradores não tenham que atravessar a ponte para estudar em outro estabelecimento“, disse Marcelo Roque ao citar outras obras de infraestrutura que já estão em desenvolvimento na cidade.

Roque encerrou a live, que contou com 652 comentários e 660 reações de internautas, dizendo que toda a equipe de gestão está ansiosa para vacinar os munícipes. “Vamos mostrar a nossa organização. Vamos mostrar que nós vamos fazer em menos de uma semana, 20 mil doses para a toda a população de Paranaguá. O pessoal [da saúde] está comprometido, com toda a escala feita e com todos envolvidos nessa semana que será muito cheia“, concluiu o prefeito.

Prefeitura divulga nota

Após a fala de Marcelo Roque nas redes sociais, a prefeitura de Paranaguá divulgou nota confirmando a antecipação da aplicação da segunda dose de pessoas programadas para todo o mês de agosto. A data do mutirão será de 3 a 8 de agosto. “Neste momento a ação é voltada para quem recebeu a AstraZeneca já que recebemos doses suficientes para a ação. As demais vacinas precisam aguardar a data indicada no documento vacinal recebido no ato da aplicação da primeira dose”, explica a secretária de Governo e coordenadora da Logística de Vacinação na Estação Ferroviária, Luciana Costa.
A orientação é que trabalhadores portuários procurem o local de vacinação de 3 a 5 de agosto e os professores de 6 a 8. O público geral poderá se imunizar em qualquer um desses dias.

Serviço

Força-Tarefa da 2º dose

Local: Estação Ferroviária – Avenida Maximiano da Fonseca – Centro.

Público: Vacinados com a AstraZeneca agendados para nova aplicação por todo o mês de agosto.

Datas: De terça a sexta-feira (3 a 6 de agosto) das 8h às 18h
Sábado e domingo (7 e 8 de agosto) das 9h às 17h. 

Por Brayan Valêncio