Prefeitura de Matinhos prioriza imunização via drive-thru: “mais agilidade”
Por Karla Brook
A vacinação contra a Covid-19 em Matinhos, para pessoas acima de 35 anos, acontece apenas no sistema drive-thru nesta terça-feira (15), na arena Vicente Gurski. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a medida foi adotada para acelerar a vacinação e evitar aglomerações. No entanto, alguns moradores não aprovam a decisão da Pasta.
Segundo o secretário da Saúde de Matinhos, Paulo Henrique Oliveira, a aplicação das doses apenas nesse método é algo temporário. “Nesta fase, estamos trabalhando com esse sistema para dar celeridade no rítmo de vacinação. Os demais moradores serão contemplados na sequência, assim que recebermos mais cargas vacinais”, disse.
Para a moradora de Matinhos, a vendedora Elaine Bueno, de 32 anos, adotar apenas o sistema drive-thru impossibilita que mais pessoas sejam vacinadas. Ela contou ao JB Litoral que está ansiosa para tomar a primeira dose do imunizante e espera que, quando chegar a sua vez, qualquer morador consiga se vacinar, independente de ter um automóvel ou não.
“O direito deve ser igual para todos do grupo da faixa etária, independente se a pessoa tem carro ou não. Espero que tudo seja agilizado o mais rápido possível, para que possamos sair desse caos em que estamos”, desabafou Elaine.
Até o momento, de acordo com dados do Relatório de Cobertura Vacinal da Covid-19, 13,2 mil doses de imunizante foram aplicadas em Matinhos. Dessas, 9,5 mil primeiras doses e 3,7 mil da segunda.
A prioridade é dos moradores do município
Em entrevista ao JB Litoral, o secretário da saúde de Matinhos relatou que muitos proprietários de casas de veraneios na cidade estão descendo a serra para tentar se vacinar. De acordo com ele, o foco, neste momento, é vacinar apenas quem mora no município.
“O objetivo agora é vacinar todos os matinhenses. Não estamos negando vacinando a ninguém, é um direito de todos, mas neste momento a força tarefa é para imunizar os que vivem na cidade. Por isso, para receber a vacina agora é necessário apresentar o título de eleitor, comprovando que a pessoa reside em Matihos”, explicou.
Com a decisão da Secretaria, os moradores do município que não votam em Matinhos são orientados a fazer a transferência do Título de Eleitor para um local de votação na cidade. Deste modo, os veranistas não conseguirão burlar o sistema de vacinação.