Em Pontal do Paraná, CAC é preso por transporte irregular de arma de fogo


Por Redação Publicado 31/01/2024 às 13h28 Atualizado 06/02/2024 às 15h33

Acusado de transporte irregular de arma de fogo de calibre restrito, um homem que se identificou como CAC (Caçador, Atirador ou Colecionador) foi preso na manhã de terça-feira (30), em Pontal do Paraná, por policiais militares do Batalhão Rodoviário (BPRv). O flagrante ocorreu durante uma operação volante.

De acordo com as informações no site da PMPR, o homem foi flagrado transportando uma pistola calibre .40 no console central de seu veículo. A arma estava acompanhada de um carregador municiado com 15 cartuchos .40. Apesar de apresentar o registro de CAC, ele foi autuado por não cumprir a legislação que regula o transporte de armas de fogo.

Conforme as normas em vigor, CACs são proibidos de transitar com armas de fogo municiadas. A legislação exige que, durante o transporte, a arma esteja desmuniciada, com os cartuchos armazenados separadamente, preferencialmente em outro recipiente. Além disso, todo o material deve ser acondicionado no porta-malas do veículo.

Os procedimentos legais estipulam que, para evitar contratempos em possíveis abordagens, o CAC deve portar consigo o Certificado de Registro (CR), o Certificado de Registro da Arma de Fogo (CRAF), a Guia de Tráfego (GT) e, embora não obrigatório, um documento que comprove filiação a um clube de tiro.

A PM ressalta que este incidente serve de alerta aos CACs sobre a importância de seguir rigorosamente as normas de transporte de armas de fogo. O descumprimento destas pode resultar em sérias consequências legais, como demonstrado no caso presente.

O CAC foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pontal do Paraná, por porte ilegal de arma de fogo junto do material bélico apreendido. A Polícia Militar do Paraná reforça a importância de se respeitar as leis de transporte de armas para a segurança de todos.