Empresária da Casa do Barreado será homenageada em evento estadual


Por Redação JB Litoral Publicado 08/03/2017 às 19h03 Atualizado 14/02/2024 às 17h54

Promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG), o prêmio “Mulher Empreendedora” chega à sua décima edição premiando os destaques femininos de diversas regiões paranaenses. A representante de Paranaguá no evento será a proprietária do restaurante Casa do Barreado, na Ponta do Caju, Norma dos Santos Freitas, que há 21 anos mantém em evidência o barreado, um dos pratos típicos mais importantes da região.

Lisonjeada com a indicação promovida pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Paranaguá (CMEG) Norma é comedida, prefere argumentar que será uma legítima representante da cidade no prêmio, que será realizado em Foz do Iguaçu no próximo dia 13.

“É claro que receber este prêmio acaba sendo muito gratificante, nos envaidece e nos deixa feliz, porém prefiro que a premiação destaque de forma positiva a cidade de Paranaguá e suas belezas naturais, sua referência histórica, que precisa ser valorizada e muito bem lapidada”, comentou.
 

Como pano de fundo, o evento, que reunirá cerca de mil mulheres de todo o Paraná e que irá homenagear 24 mulheres que se destacam em diversas áreas, destacará o empoderamento feminino.  Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre o empoderamento feminino quando: se estabelece liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; trata todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garante a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, homens e mulheres; promove educação, treinamento e desenvolvimento para as mulheres; implementa desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização que deleguem poder às mulheres; promove a igualdade por meio de iniciativas e defesa comunitária; mede e publica  o progresso para atingir igualdade de gênero.
 

“Aproveitarei para divulgar Paranaguá”
 

De acordo com Norma, que faz parte do Conselho Municipal de Turismo, o prêmio trará oportunidades para que se realizem interlocuções com vários segmentos da sociedade civil organizada a fim de destacar de forma positiva a cidade de Paranaguá no plano estadual.

“Nunca participei de eventos desta natureza como homenageada, mas já integrei grupos em vários seminários, encontros e o fato de integrar o Conselho de Turismo também nos dá a responsabilidade de lutar para que Paranaguá seja mais atrativa no aspecto turístico. É preciso vender a ideia mundo afora de que somos um polo de turismo, mas também fazer a nossa parte, cuidando da nossa cidade, trabalhando com a autoestima dos estudantes desde o início do seu período escolar para que tenham orgulho do local onde nasceram e vivem, além de buscar parcerias com o poder público. Este prêmio é destinado a mim, mas aproveitarei o ensejo para divulgar Paranaguá”, defendeu.

Fundadora da Casa do Barreado, Norma atende o público em geral aos finais de semana e eventos mediante agendamento prévio.