Encontro Cultural promove debates com lideranças negras sobre a importância da abolição da escravidão, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 13/05/2022 às 18h46 Atualizado 17/02/2024 às 08h28
Evento acontece em parceria com o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial. (Foto: Arquivo JB Litoral)

Para refletir sobre a data em que ocorreu a abolição da escravidão no Brasil, promulgada no dia 13 de maio, o 1º Encontro Cultural “Debate com café e Acarajé” realizará discussões a respeito do tema, neste sábado (14), no Teatro Municipal, a partir das 10h. O evento é organizado pelo templo Òdárá Ájè Centro Cultural em parceria com o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR).

De acordo com a presidente do grupo cultural, Roseli dos Santos Freitas, a data é muito relevante para a comunidade negra por representar avanços na luta por direitos iguais na sociedade. “A abolição da escravatura é um marco histórico para a militância da luta antirracista, por isso, o evento tem o objetivo de promover breves explanações dos nossos atuais representantes e relatos de lideranças desta luta social”, disse.

Além das discussões envolvendo o papel da população negra dentro do âmbito cultural e social, a proposta do encontro é esclarecer as dúvidas dos alunos das universidades de Paranaguá e do Litoral sobre a atuação do COMPIR e para que eles possam dar contribuições ao conselho. Os interessados podem participar do encontro por meio do preenchimento de um formulário online, que está disponível clicando aqui.

Segundo os organizadores do evento cultural, um coquetel com comidas típicas da cultura afro-brasileira, como o próprio acarajé, será oferecido para aqueles que participarem.

Com informações da prefeitura de Paranaguá

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…