Entenda como será a engorda do trecho do Morro do Boi até o canal Avenida Paraná, em Matinhos


Por Gabriel Santos Publicado 09/07/2022 às 18h27 Atualizado 17/02/2024 às 12h18
Obra de engorda da orla de Matinhos. Foto: Nosso Litoral

Os resultados das obras de dragagem da engorda da faixa de areia de Matinhos já vêm sendo notados pela população do Litoral, especialmente pelos moradores da cidade. Mas alguns matinhenses ficaram em dúvida se o alargamento chegaria até o Morro Boi ou iria somente até o canal da avenida Paraná, localizado no balneário de Caiobá.

Por isso, o JB Litoral procurou o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná para esclarecer a dúvida dos moradores sobre o assunto. De acordo com o órgão, as obras de revitalização da orla de Matinhos serão feitas do balneário Flórida até o Morro, conforme o planejamento original do empreendimento.

Porém, no trecho que compreende o Morro do Boi até o canal da avenida Paraná, as intervenções serão diferentes. Nesse local, a equipe do Consórcio Sambaqui reconstituirá o talude que separa a avenida Atlântica do mar. Na prática, a ação irá alargar a faixa de areia, mas o alargamento não chegará aos 100 metros, extensão total prevista no trecho que segue do canal até o balneário Flórida.

Sobre o projeto

As obras de revitalização da orla de Matinhos deram o pontapé inicial no dia 25 de junho, com o início das operações de desassoreamento da costa litorânea. Com um planejamento dividido em duas fases, o projeto custará aos cofres públicos o valor de R$ 314 milhões e está sendo realizado pelo mesma associação de empresas responsável pelas obras de engorda de Balneário Camboriú (SC), o Consórcio Sambaqui.

Além das intervenções que provocarão o aumento da faixa de areia, as obras ainda preveem uma revitalização urbanística dos balneários, com pavimentação asfáltica, construção de um ciclovia e paisagismo, indo da região central até os balneários.