Equipes de Defesa Civil participam de curso de capacitação em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 16/04/2015 às 08h06 Atualizado 14/02/2024 às 07h04

  Durante os dias 7, 8 e 9 de abril de 2015, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Paranaguá, ocorreu o curso intitulado Adaptação Baseada nos Ecossistemas (AbE) Como Resposta às Mudanças Climáticas.

  O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e com o IFPR, tendo como objetivo capacitar os participantes a compreender e aplicar conceitos de mudanças climáticas e adaptação a essas mudanças, além de entender o conceito AbE e seus benefícios e a visualizar, de modo amplo, a análise de vulnerabilidade, avaliação e valoração dos serviços ecossistêmicos e a comunicação e monitoramento de medidas de AbE.

 Estiveram presentes no evento as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba e Paranaguá, representadas pelos agentes Antenor Milton da Fonseca Mattoso (Antonina), Paulo Benhur dos Santos (Guaraqueçaba), Marcius Sérgio Albach Lozinski (Guaratuba), Neusi Santos Costa Esquenine e Aparecido Galdino Alves (Paranaguá).

  De acordo com a tenente Julia dos Santos Saldanha, do Corpo de Bombeiros e representante da 8.ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPEDC) no evento,“o objetivo da participação dos membros das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) neste curso é o fortalecimento das medidas de prevenção a desastres, tendo em vista que essas Coordenadorias, no âmbito municipal, muitas vezes, tem estado mais focada na resposta do que nas ações preventivas. As medidas baseadas em ecossistemas são muito menos impactantes, do ponto de vista econômica, e mais eficientes do que concentrar os esforços na reconstrução”.

  A oficial acrescentou, ainda, que os conhecimentos adquiridos durante o evento podem e serão inseridos nas ações de Defesa Civil da região, especialmente, nos Planos Municipais de Contingência em Proteção e Defesa Civil.