Escola Monte Sião recebe doação de 27 lixeiras ecológicas


Por Redação JB Litoral Publicado 13/04/2015 às 17h40 Atualizado 14/02/2024 às 07h01

  O projeto “Lixeiras Ecológicas”, idealizado pelo empresário Marcio José de Feitas do Nascimento, o Marcio da União, retomou suas atividades na tarde de quarta-feira (9) e a primeira instituição de ensino a ser beneficiada com as lixeiras foi a Escola Monte Sião, no Jardim Santos Dumont. Criado em 2010, o projeto transforma galões de água mineral em lixeiras. Outras cinco escolas receberão o produto ainda neste mês.

  De acordo com o empresário, um galão de água leva até 100 anos para se deteriorar na natureza. Diante dessa realidade, ele resolveu pegar os galões vencidos, fazer um corte especial, pintar em duas cores e criar as lixeiras ecológicas, promovendo assim a conscientização ambiental. “Devido ao atraso da volta às aulas, retornamos hoje o nosso trabalho. A escola Monte Sião é mais uma parceira e por isso estamos aqui realizando a entrega de 26 lixeiras internas e uma externa e explicando para as crianças a importância de jogar o lixo corretamente, deixando a escola e a cidade mais limpa e agradável”, declarou Marcio. Segundo ele, o projeto já chegou a outros estados. “Entregaremos em mais cinco escolas em Paranaguá, ainda neste mês. Levaremos 100 lixeiras (60 externa e 40 interna) para a cidade de Fronteira, em Minas Gerais. Mas já estivemos em Pernambuco e Rio de Janeiro entregando os produtos”, ressaltou ele, concluindo que qualquer pessoa pode ajudar.

“Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto. Hoje temos a linha de lixeiras externas. Adquirindo esse produto, uma escola ganha as lixeiras internas. Essa ajuda financeira é para a confecção das lixeiras que são doadas as escolas”

  Para a diretora da escola Monte Sião, Claudia Ferraz Neto, o projeto ensina os alunos a forma correta do descarte do lixo. “Sabemos os problemas ambientais causados pelo descarte de lixo de forma inconsciente. Porém, mesmo com boa vontade, muitas vezes não temos opções para o descarte correto do lixo que produzimos. Pensando nisso, a escola Monte Sião aderiu ao projeto das lixeiras ecológicas, a fim de proporcionar aos alunos a possibilidade de aprender desde cedo a importância de descartar corretamente o lixo”, declarou ela. As lixeiras serão instaladas na escola e os alunos participarão de uma gincana ecológica.“Além de auxiliar na prática da separação do lixo produzido na própria escola, também teremos lixeiras disponíveis para que, com o auxilio dos pais, os alunos tragam de suas casas lixos recicláveis para descartá-los corretamente na escola. Desta forma, atingiremos não apenas nossos alunos, mas sim todas as famílias, tornando o projeto muito mais abrangente. Afinal, é impossível nos mantermos inertes enquanto possuímos em mão o futuro, que são nossas crianças”, completou.

Lixeiras fixas

  A lixeira ecológica fixa é feita através de garrafão de água mineral vencido e pintados em duas cores: Verde para materiais recicláveis e na cor amarela para lixo comum. A lixeira é sustentada por um suporte de ferro galvanizado, mais resistente se comparada a uma lixeira comum. A lixeira ecológica é ideal para parte externa como praças, calçadas, empresas, escolas, etc. Para adquirir o produto ou saber mais sobre o projeto basta entrar em contato através dos telefones (41) 3423.1111 / (41) 3424.1111 ou e-mail marcio@lixeirasecologicas.com.br