Escolha confusa em Antonina premia secretária e prefeito de Paranaguá
A mesma pesquisa, com critério confuso, que avaliou e definiu os três vereadores mais atuantes de Antonina neste mês, feita pelo Instituto Tiradentes de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na semana passada premiou a Secretária Municipal de Educação e Ensino em Tempo Integral (Semedi), Vandecy Dutra, e o Prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque (PODEMOS), com a Medalha de Ouro Alferes Tiradentes, na entrega feita em Florianópolis, Santa Catarina.
Na vizinha cidade histórica, a avaliação foi relevante por diversos fatores, entre eles o fato de que a metodologia de escolha resultou de uma pesquisa, feita por telefone, com moradores do Paraná (399 municípios) e de Santa Catarina (295 municípios) que, juntos, somam 694 cidades e uma população conjunta que passa de 18 milhões de habitantes. O que chama a atenção, é que muitas destas pessoas sequer conhecem e tampouco acompanham o trabalho dos vereadores capelistas, principalmente os catarinenses.
O JB Litoral teve acesso ao gráfico do Instituto Tiradentes desta pesquisa e verificou que, a partir do quarto melhor colocado, não foi divulgado o nome do vereador ou vereadora, que foram identificados numericamente. Além disto, a soma dos números dos votos que poderiam ser recebidos é de 453, em um universo de mais de 18 milhões de moradores nas cidades dos dois estados onde foram realizadas as pesquisas.
No caso do prefeito e da secretária algumas situações ainda são mais inusitadas, entre elas a própria premiação recebida por ambos. Na reportagem divulgada pela prefeitura na sexta-feira (24), diz que os dois receberam Medalha de Ouro Alferes Tiradentes.
Entretanto, uma pesquisa no site do Instituto Tiradentes não existe referência desta honraria e sim à Medalha dos Inconfidentes. A categoria “Colar de Ouro”, também mencionada pelo site da prefeitura, não diz respeito a prefeito e sim a vereadores e empresários.
A honraria, que poderia ser direcionada a prefeitos informada no site do Instituto, é a Medalha do Imperador Dom Pedro II, que é conferida “apenas mediante criteriosa seleção de políticos com aprovação e que possuam ilibada reputação ética-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade”. Porém, a direcionada especificamente aos prefeitos, Mérito Executivo.
Vale destacar que estas informações podem ser conferidas pelo site do Instituto Tiradentes: www.institutotiradentes.com.br, que curiosamente, desde sábado (25) está fora do ar.