Estruturado, PCdoB poderá ter candidatura própria para prefeito em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 24/10/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h38

Dando sequência à série de reportagens “Conjuntura Política no Litoral”, que mostra a situação da cada agremiação partidária em Paranaguá e no Paraná, na última semana, o JB entrevistou o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Paranaguá, Gerson Campos da Silva, que ressaltou a força do partido no município, que conta com um diretório vigente e estruturado desde 2011, sempre com foco em uma sociedade mais justa e solidária.[tabelas]A sigla virá com força para as eleições municipais de 2016, com possível candidatura a prefeito e uma chapa forte de candidatos a vereadores, com o objetivo da inédita eleição de um representante do partido na Câmara Municipal. No Estado, a presidência está nas mãos de Ricardo Gomyde. 

Segundo o presidente local, o PCdoB atualmente está realizando um mapeamento das necessidades de Paranaguá a fim de conceder ao eleitor propostas concretas e possíveis de serem colocadas em prática. Os focos serão a saúde, com reestruturação na questão de agilidade nos atendimentos e reorganização onde não há atendimento 24 horas, e também o emprego, com a aceleração da qualificação dos jovens para o primeiro emprego, através de uma atuação mais eficaz da Secretaria de Trabalho.

Completando a lista de prioridades está a educação, com estímulo ao professor e incentivos à qualificação profissional e criação de um plano de cargos, carreira e salários dos funcionários das escolas da rede municipal de ensino, com melhoria nas condições de atendimento em tempo integral. Com relação ao meio ambiente, o objetivo é o fortalecimento e integração de secretarias na questão do crescimento desordenado, melhorias na atuação da coleta seletiva e da coleta de resíduos sólidos. “A linha de atuação do partido será de buscar alternativas para a solução de problemas que atingem a comunidade. Assim, a oposição terá um caminho natural se a atuação atual do Executivo contrariar o interesse da maioria da comunidade”, declara Gerson.

“Em relação à candidatura, o partido se organiza para lançar candidatura própria para as eleições municipais. A recente filiação do Dr. Adalberto Cordeiro Rocha, o Dr. Rochinha, pode indicar este caminho. É um processo que será bem direcionado com muita cautela e discussão”, ressalta o presidente, afirmando que a sigla tem um projeto concreto no município e que espera ter o apoio de outros partidos “que queiram avançar num projeto alternativo de poder”, completa. “Já em relação à chapa de vereadores, posso dizer que estamos em um trabalho de filiações e queremos no próximo pleito eleger nossos primeiros vereadores”, afirma, indicando que a eleição de 2016 poderá ter um fortalecimento do PCdoB no município.

Novas filiações

De acordo com Gerson, em 2015 o partido vem recebendo a adesão de grandes líderes locais, como o pedido de filiação do advogado e ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Dr. Mario Marcondes Lobo, o Mariozinho Lobo. “Também com vasta experiência na vida pública recebemos pedido de filiação do ex-militante do PCB, o sindicalista Yuri Germann, o qual teve grande participação na eleição do Dr. Nélio na época, que foi eleito com expressiva votação para a Câmara Municipal”, afirma, ressaltando que Yuri também contribuiu com o Sindicato Municipal dos Professores do Magistério de Paranaguá (SISMMAP). O presidente fez ainda questão de ressaltar o alto conhecimento político de Paranaguá dos novos filiados do PCdoB.
“Assim, aos eleitores de Paranaguá a mensagem do PCdoB é de que sempre haverá um espaço para debates em buscas de soluções e de que o partido está de portas abertas àqueles que pensam numa sociedade mais justa e solidária. Paranaguá precisa avançar em várias frentes. O PCdoB não vai fugir da responsabilidade de apontar um caminho”, finaliza.

 

 


Sobre

Trabalhamos constantemente para apresentar a notícia que você precisa saber.