Estruturas de proteção a faixa costeira serão colocadas em Matinhos


Por Gabriel Santos Publicado 09/05/2022 às 15h55 Atualizado 17/02/2024 às 08h02
chuva, ondas, mar, ressaca, amau tempo
Implantação das barreiras começa no balneário Caiobá e termina no balneário Flórida. (Foto: Almir Alves/ Arquivo JB Litoral)

Nesta terça-feira (10), as estruturas que irão proteger a faixa costeira das ressacas começarão a ser postas em Matinhos.  A colocação das armações servem de preparo para as obras da engorda da praia, que inicia no balneário de Caiobá e segue até o balneário Flórida, onde está localizado o canteiro de obras do empreendimento.

A faixa costeira da cidade sofre há anos com as ressacas que atingem a região no período em que o mar está agitado, com isso, o objetivo da instalação das chamadas proteções costeiras tem o intuito de formar um muro contra o avanço do mar. De acordo com o IAT, as estruturas são constituídas por formas têxteis do tipo bolsa e do tipo colcha, preenchidas com argamassa.

As obras da revitalização da orla de Matinhos começaram no mês de março, quando os tubos de aço de 12 toneladas chegaram no canteiro de obras. O material será utilizado na primeira fase do empreendimento, para dar início ao processo de dragagem e, após o procedimento, começam as ações de alargamento da faixa de areia da praia.

A empresa holandesa Jan De Sur fará o trabalho de desassoreamento. Nessa primeira etapa das obras, o grupo vencedor do processo licitatório, o Consórcio Sambaqui, ainda pretende realizar as obras de paisagismo e recuperação das ruas da avenida Beira-Mar. 

Para o governador Carlos Massa Junior (PSD), a revitalização da orla representa um avanço econômico, social e sustentável. “É o maior investimento em uma orla na América do Sul. Vamos melhorar a condição da praia, com a engorda da faixa de areia tão aguardada pela população. Mas também vamos melhorar a vida de quem mora em Matinhos e sempre sofreu com enchente na porta de casa”, disse na época do lançamento do edital de licitação.

Com informações da AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…