Exposição sobre Outubro Rosa na Portos do Paraná chega ao fim com resultado positivo


Por Publicado 27/10/2021 às 18h19 Atualizado 16/02/2024 às 17h28

A Portos do Paraná recebeu uma grande exposição para celebrar o mês da conscientização ao câncer de mama e câncer de colo de útero: o Outubro Rosa. Além de algumas atividades, eventos e palestras, o Instituto Peito Aberto levou ao Porto a Exposição Artemis, assinada pelo fotógrafo André Alexandre e com textos de Paulo Ras. As obras ficaram expostas no hall de entrada do Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná.

De acordo com os organizadores, a realização da ação busca demonstrar que a arte vem reforçar a importância desse olhar para o cuidado da saúde dessas mulheres.  A diretora e fundadora do Instituto Fabiana Parro explica que há todo um conceito por trás do projeto. “O objetivo da exposição é divulgar o Outubro Rosa mostrando a linha tênue que separa a realidade da poesia. A ideia é desconstruir os preconceitos e estigmas que existem por trás do diagnóstico do câncer de mama. Essa exposição oferece uma oportunidade de falar da vida, da solidariedade, da alegria e acima de tudo da superação destas mulheres, que foram fotografadas de peito aberto“, explica.

Entre as personalidades que prestigiaram a exposição está a presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa. A visita ocoreru no dia 5 de outubro. “Há tempos eu devia uma visita ao porto. Vim por vários motivos, mas o primeiro deles é por gratidão pelo engajamento”, disse Luciana, que também ressaltou a importância da mobilização. “Saber que existe essa preocupação com as mulheres, saber que temos um líder que se preocupa com as mulheres e com as causas voltadas a elas”, comentou.

Fabiana Parro acredita que uma ação como essa pode fazer com que mais e mais mulheres debatam a temática e passem a se cuidar. “Precisamos sensibilizar as mulheres para que elas entendam a importância do Outubro Rosa. Que esse mês, seja muito mais do que colocar lacinho Rosa no peito. Que possamos realmente toca-las e trabalhar a prevenção o ano todo. Acredito que a exposição, só veio a acrescentar a tudo que foi trabalhado durante esse mês no Porto“, explica a gestora.

O fotógrafo André Alexandre, explica que a exposição já é histórica e repercutiu nacionalmente. “Em 2015 essa exposição abriu o Outubro Rosa no Palácio Iguaçu em Curitiba, também esteve em Furnas no Rio de Janeiro; na Casa Érico Veríssimo, em Porto Alegre; no Ministério das Cidades, em Brasília; na Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo; e na Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis. E ela segue rodando o Brasil todos os anos. Continuamos fazendo as fotos das meninas, mesmo sem fazer novas exposições. É um trabalho voluntário e ótimo que inclusive ajuda na auto-estima e impacta positivamente no tratamento delas“, comenta o autor.

André também ressalta a importância do Instituto Peito Aberto em todo o processo. “Temos essa parceria com o Instituto Peito Aberto desde 2014, sempre estamos participando das ações que elas fazem, seja com a exposição, cobertura fotográfica e o que mais precisarem“, elogia. Fabiana também demonstra contentamento com o resultado final. “A exposição já esteve em varias lugares marcantes durante esses anos. O Porto veio a somar e destacar o trabalho do Instituto não só aqui dentro de Paranaguá. Esse olhar diferenciado e sensível voltado às colaboradoras portuárias, foi a grande marca desse outubro. Acredito que conseguimos alcançar nosso objetivo nesse mês, mostrando a importância da atenção aos fatores de prevenção e realização dos exames anuais“, conclui a diretora do Instituto Peito Aberto.

Com a finalização da exposição nessa quinta-feira (28), a Portos do Paraná considera ter realizado uma das maiores ações de Outubro Rosa no litoral paranaense, misturando informação, cultura, cuidado e prevenção em atividades que demonstraram a importância da proteção e bem-estar das mulheres em toda a sociedade.

Notícias

Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR


Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…


Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…