Falta de água preocupa moradores e veranistas do Litoral durante réveillon e temporada de verão


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/12/2023 às 16h00 Atualizado 19/02/2024 às 09h30
As praias do Litoral estão lotadas neste fim de ano. A previsão é de 4 milhões de pessoas ao longo da temporada. Foto: Gilson Abreu/AEN

Moradores de Pontal do Paraná estão enfrentando um sério problema nos últimos dias: a falta de água. Diversos moradores procuraram o JB Litoral para denunciar a situação que tem afetado a rotina de diversas localidades, gerando preocupações especialmente durante a temporada de verão.

Evanilde Correa, residente no Balneário Shangri-lá, relatou que a região está sem abastecimento desde o último sábado (30). “Falta de água desde ontem aqui em Balneário Shangri-lá. A previsão de retorno era hoje às 9h. No Facebook o pessoal está reclamando, sem água e sem pressão na tubulação“, disse a moradora.

Outra queixa veio de Dayane Gisele Staskoviak, moradora do Balneário de Santa Terezinha, no Facebook. Ela afirmou que a localidade está há dois dias sem água. Roberto Longo também se pronunciou, informando que o Balneário Canoas enfrenta a falta de água desde o último sábado.

Guaratuba sem água

O problema não se limita a Pontal do Paraná. Moradores de diversos bairros de Guaratuba também têm manifestado insatisfação com a falta de água nos últimos dias. Algumas residências estão há três dias sem o devido abastecimento.

Apesar das expectativas otimistas do Governo do Estado em relação ao maior réveillon e temporada de verão da história do Litoral, o problema recorrente do abastecimento tem persistido ao longo dos últimos anos. Estima-se que cerca de 4 milhões de turistas visitem a região até o final da estação.

Ao JB Litoral, a Sanepar, responsável pelo abastecimento de água na região, informou que o grande fluxo de pessoas no litoral contribuiu para um consumo excessivo. “Isso tem causado queda momentânea de pressão nas redes, apesar de todo o reforço feito no sistema de abastecimento“, afirmou a empresa.

A Sanepar também destacou que muitos imóveis estão com uma ocupação de visitantes acima da capacidade das caixas d’água. A empresa orienta os moradores a entrarem em contato pelo telefone 0800 200 0115 para que uma equipe possa realizar verificações em campo.