Falta de sistema de água prejudica moradores que cobram ações da prefeitura e da Sanepar


Por Redação JB Litoral Publicado 31/10/2015 às 10h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h46

No último dia 14, o vereador Valdecir Mora (PSL) protocolou na Câmara a Indicação n° 138/2015, onde pede para que o prefeito Hélder Teófilo dos Santos (PSDB) interceda junto à Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) para que se realizem obras de interligação do sistema de água potável em Morretes, na Rua Nicolino Rosa da Silva, no bairro da Fortaleza. O documento não só foi solicitado ao vereador pelos moradores da região, como cobra uma maior ação do Executivo para que a Prefeitura ajude os residentes na localidade a receberem um serviço básico com qualidade, que é o abastecimento de água. 

A Indicação ressalta a necessidade de que seja interligada a localidade ao sistema municipal de rede de água, principalmente no que tange à extensão da Rua Nicolino Rosa da Silva. O pedido foi encaminhado pela Câmara ao prefeito Hélder e, segundo o Regimento Interno, pelo fato de ter sido uma Indicação, não há ao Executivo nenhum prazo para a resposta oficial ou garantia de encaminhamento para a Sanepar.

Solicitando questão de ordem, o vereador Maurício Porrua (SDD), em plenário, abordou sobre o fato, relatando que entrou em contato com um funcionário da Sanepar em Morretes, o Sr. Romilson, que informou que está totalmente liberado pela concessionária o sistema de água nos bairros de Fortaleza, Ponte Alta e Colônia Marques, algo feito a pedido do vereador Tadaci Shiosaki (PDT), mas que agora estaria “faltando à liberação do Prefeito Helder para dar a contrapartida para abertura de valetas”, informa.

Água não chega às áreas rurais

O fato demonstra que a responsabilidade pela água não estar chegando a determinadas áreas rurais de Morretes é exclusivamente da gestão Hélder. Porrua então pede para que o vereador Valdecir interfira junto ao prefeito para que haja liberação de uma máquina da Secretaria do Meio Ambiente, para que se realize a abertura de valas. “Essas localidades são áreas rurais e a Sanepar libera somente se tiver a contrapartida do município”, acrescenta.

O legislador do PSL responde que, inclusive, uma moradora do bairro Fortaleza, a Sra. Celina, solicitou ligação de água na sua residência, algo que fez o vereador ligar para o funcionário Sr. João Luis, da Sanepar, que igualmente solicitou a contrapartida da gestão Hélder, entrando em contato com a Secretaria de Obras, que teria esclarecido a situação e afirmado que iria liberar uma máquina para a abertura das valetas, sendo que a proposição da Indicação “é o trâmite correto a ser feito” para cobrar a Prefeitura a dar uma resposta oficial.

Ainda não há nenhum prazo para que o Executivo abra as valetas e a Sanepar realize a interligação do sistema de água na localidade do Fortaleza e em outras áreas rurais.