Famílias de Pontal do Paraná beneficiárias do Bolsa Família poderão atualizar cadastro em mutirões


Por Redação Publicado 26/10/2023 às 13h37 Atualizado 19/02/2024 às 03h14

As Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de Pontal do Paraná farão dois mutirões para atualizar os cadastros do Bolsa Família. As ações ocorrerão na próxima sexta-feira (27) e no dia 10 de novembro. O mutirão desta semana será realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho (Rua Corais, 935 – Balneário Shangri-lá), das 9 às 16 horas, e é necessário para regularizar os cadastros das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família no município.

Para evitar o cancelamento do benefício, todas as famílias que recebem o Bolsa Família devem cumprir as condições exigidas, incluindo a pesagem, frequência escolar e vacinação atualizada.

O que precisa ser atualizado

O JB Litoral conversou com o gestor do Cadastro Único (CadÚnico) em Pontal do Paraná, Gilberto Belarmino. Ele explicou que o objetivo principal é a atualização do cadastro, principalmente com os dados da pesagem das crianças, da frequência escolar e, para todos os integrantes da família, a atualização vacinal.

No governo passado ficou apenas o Auxílio Brasil, que não cobrava essa condicionalidade da Saúde e da Educação, então muitos pais deixaram de acompanhar a pesagem dos seus filhos, o calendário vacinal e a frequência escolar, e isso agora está afetando na questão do bloqueio do benefício com a volta do Bolsa Família, que cobra tudo isso”, detalha Gilberto.

Ainda de acordo com o coordenador, em Pontal do Paraná, no último levantamento feito pelo governo federal, 5% das famílias beneficiárias do Bolsa Família na cidade estão com o auxílio bloqueado em razão de infrequência escolar e pesagem das crianças.

Essa é a grande importância dessa ação, principalmente de busca ativa dessas famílias para que elas realizem a pesagem, o acompanhamento escolar e atualizem seus esquemas vacinais. Então, é muito importante a atualização do CadÚnico, pois é por meio do cadastro que é possível liberar, em média, 20 benefícios entre eles municipais, estaduais e federais, dentre os quais está o Bolsa Família”, reforça Gilberto Belarmino.

Serão realizados dois mutirões, dias 27 de outubro e 10 de novembro, das 9h às 16h. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Dinheiro disponível, mas não sacado

Além da necessidade de atualizar os dados no CadÚnico para manter o recebimento do Bolsa Família, o gestor revela que, no momento, das 6.637 famílias (12.210 pessoas) que recebem o benefício na cidade, há 107 famílias pontalenses com o dinheiro disponível, mas não sacado pelos beneficiários.

Tivemos uma reunião semana passada com o gerente da Caixa responsável pela Bolsa Família no Paraná. Hoje nós temos, só em Pontal do Paraná, 107 famílias que deixam de sacar por não saber. Tem gente que tem até quatro benefícios acumulados na Caixa Econômica e não sabe que está disponível em razão de não fazer o acompanhamento”, diz o gestor do CadÚnico em Pontal.

Documentação necessária

Para realizar a atualização na questão da pesagem e da frequência escolar é importante levar todos os documentos pessoais, de todos os membros da casa. Também é necessário apresentar a declaração de matrícula das crianças que estão em idade escolar e a carteira de vacinação, não apenas das crianças, mas de todos da casa, inclusive dos adultos.

Além da atualização dos cadastros, no dia do mutirão também haverá orientações à população.

No dia da ação, teremos disponíveis as listas de beneficiários do Cartão Comida Boa [benefício liberado para famílias que comprovem vulnerabilidade e que, geralmente, estão à espera de liberação do Bolsa Família], do Bolsa Família e a lista do pessoal que tem vera disponível e não sacou, para que todos que passem por lá possam acessar essas informações e recebam as orientações da nossa equipe”, finaliza Gilberto Belarmino.

Divisão em dois mutirões

De acordo com a prefeitura, o mutirão será realizado em duas datas devido à grande extensão territorial do município. Como na cidade há dois CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), será realizado mutirão em cada um para que fique de fácil acesso aos moradores de todas as regiões. No mutirão do dia 27 abrange de Ipanema até Pontal do Sul, já no dia 10 de novembro de Guarapari até Colônia Pereira e Guaraguaçu. Antes, serão feitas ações com a equipe de agentes comunitários de saúdes do município e com os diretores das escolas municipais que disseminarão a informação, tanto nos atendimentos de saúde como enviando bilhetes informativos para as crianças entregarem aos pais.

No dia 10 de novembro, o segundo mutirão acontecerá na quadra de esportes da Escola Especial Municipal Ilha do Saber (Rua Rio Grande do Norte, 286 – Balneário Mirassol), também das 9 às 16 horas. Para mais informações sobre os mutirões, a prefeitura de Pontal do Paraná disponibiliza o telefone (41) 99288-4631.