Feira do Livro tem editoras e livrarias no pátio da Prefeitura de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 30/09/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h06

Livros para crianças, jovens e adultos estão à disposição da população na Feira do Livro que conta com editoras e livrarias atuando no pátio da Prefeitura de Paranaguá.

A Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá promove a Flipa, juntamente, com a Feira do Livro com o objetivo de promover o hábito da leitura e aproximar escritores dos leitores. Entre os objetivos também está em promover e manter viva a cultura herdada das gerações de intelectuais do passado que projetaram Paranaguá como uma cidade de importância na vanguarda cultural paranaense.

Para Paulo Ras, curador da Flipa, a Festa Literária nasceu de uma tendência de muitos municípios em criar festas literárias para fomentar a cultura e o turismo nas cidades. “A semente está sendo lançada aos poucos, mas, com a certeza que o terreno é fértil e dará frutos em pouco tempo”, destacou durante a conversa que manteve com o prefeito de Paranaguá.

O prefeito Edison Kersten destacou a importância de eventos como esse para incentivo dos mais novos. Ele percorreu os estandes de editoras e livrarias e aproveitou para adquirir um livro. “A Administração municipal está atuando em várias frentes, por meio da Fundação de Cultura. Há festivais de música e teatro, temos a Festa Literária, a Festa do Fandango e incentivo constante para fomento à criação cultural em Paranaguá”, disse.

Contação de história

A manhã desta terça-feira (29) foi marcada pela contação de história de Carlos Daitschmann que já morou em Paranaguá há anos. Ele contou histórias para crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil “Helena Porto” e Creche Perseverança.

Além das crianças, a equipe da Fumcul, assim como funcionários municipais acompanharam a abertura da Feira do Livro.

Oficina

Nestes dias 29 e 30 de setembro acontecer a Oficina Escrita Criativa; Literatura e Outras Linguagens com Carlos Henrique Schroeder, de Santa Catarina.

A Oficina acontecerá no auditório do Sesc Paranaguá com limite de 20 adultos. O evento é um laboratório de autoria diferente, que dialoga com os quadrinhos, as artes visuais, a fotografia, teatro, dança e o cinema. Funciona como uma usina de criação e possibilita aos participantes um contato com a teoria e prática da escrita.

Haverá certificado, mediante inscrição prévia.