Festival de Gastronomia Caiçara, de Pontal do Paraná, abre inscrições para bares e restaurantes


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/06/2022 às 13h57 Atualizado 17/02/2024 às 11h06

Proprietários de restaurantes, bares e lanchonetes, de Pontal do Paraná, já podem fazer suas inscrições para participar da segunda edição do Festival de Gastronomia Caiçara (FGC). 

Realizado pela Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e com apoio da Adetur Litoral, Governo do Estado, Sebrae e Comtur, o festival mais uma vez vai celebrar a tradicional culinária caiçara com destaque para a Cambira – prato típico do litoral paranaense que tem como data comemorativa o dia 18 de julho.

Gilberto Keserle, secretário municipal do turismo e desenvolvimento econômico de Pontal do Paraná, lembra que o processo para participar não tem custo e é bem simplificado. “Assim como na primeira edição, também vamos promover oficinas de capacitação para os estabelecimentos estarem ainda mais qualificados para receber os turistas. O evento é uma ótima oportunidade para movimentar a economia do município fora da alta temporada”, ressaltou.

Para confirmar a participação, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site oficial do evento, clicando aqui.

Cambira, a grande estrela

Patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é originalmente preparada com peixe seco e defumado, acompanhada da banana e pirão. Há mais de 300 anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe – especialmente da Tainha que é abundante no litoral do Paraná. O nome (Cambira) remete ao cipó muito presente no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. Ele é servido com pirão, salada e arroz.

Concurso desafiador

Em paralelo ao Festival de Gastronomia Caiçara, também acontece o concurso gastronômico que premiará os estabelecimentos participantes pelos melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. A ideia da promoção é desafiar a criatividade de comerciantes e cozinheiros para estimular as vendas e apresentar ao público a qualidade da culinária local. 

Acesse o edital e ficha de inscrição estão disponíveis aqui

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…